quinta-feira, 23 de outubro de 2008


JERNs 2008
Contemporâneo, pelas contas, é penta

Pelas contas, o Contemporâneo pode fazer a festa: a escola é pentacampeã dos JERNs, apesar da diferença um tanto apertada para o segundo colocado - o troféu mais cobiçado do evento está tomando mais uma vez o rumo da Rua do Cobre, em Potilândia. No momento, o Contemporâneo tem 522 pontos - considerando-se os cálculos a partir dos resultados diulgados oficialmente pela SEEC-Codesp - contra 482 da Facex.

Senão vejamos: 40 pontos separam as duas escolas (o correspondente a três primeiros lugares e um sexto colocado, ou cinco segundos lugares, ou oito terceiros), porém, nas modalidades que restam para os JERNs ‘‘fecharem’’ de vez - o atletismo (que ‘‘prendeu’’ os resultados, o que pega mal), a aeróbica (não divulgada até o fechamento desta edição), o basquete (que encerra hoje) e o futebol de areia (que encerra amanhã) - a Facex pode no máximo obter algum resultado intermediário no atletismo juvenil feminino (ano passado foi bronze) e na aeróbica (onde, ano passado, praticamente apenas participou).

Final sem emoção no handebol

Ontem foi - em cima da ‘‘risca’’ - o último dia do handebol, com as disputas nas categorias juvenis. Entre outros jogos, o Sagrada Família - à frente Flávio Tinoco, com o filho no colo e tudo (e na arquibancada, além dos alunos da escola, estava o grupo ‘‘Toda Mãe é Sagrada’’, formada pelas mães das atletas, cada vez mais engrossado pelos pais também) - venceu o Marista, ‘‘massacre’’ de 35 a 9. O Marista bem que tentou resistir, inclusive fisicamente (uma atleta teve cãimbras, outras três sofreram pancadas, e faltou banco de reservas), e fez o que era possível. Estranhamente, as atletas do Sagrada pareciam estar com raiva do mundo. Não houve troféu erguido no ar - a capitã o guardou sob o braço - nem volta olímpica, quase não houve comemoração nem choro... e uma das atletas quase chutou de quadra o repórter (que buscava posição para uma foto do título) aos gritos de ‘‘Sai daí!’’. O bronze da categoria ficou com o Neves, que venceu a E E Presidente Roosevelt (de Parnamirkm) por 14 a 10.

A marcha - muito cruel! - dos números
Nas últimas horas a pontuação dos JERNs foi cruel com diretores de escola, professores e até jornalistas: teve mais altos e baixos que a cotação da Bolsa de Nova Iorque. A diferença de 85 pontos entre Contemporâneo e Facex - apontada na edição de ontem - caiu para 33 pontos com a divulgação do vôlei de areia, horas depois (417 pontos para o CEC, 384 para a Facex); pouco depois, com o badminton, a Facex passou à frente (Facex 462 x 428 CEC); com o vôlei de quadra, pouco mudou (Facex 467 x 431 CEC); a virada do CEC, como se imaginava, veio da capoeira (CEC 491 x 467 Facex); o placar chegou à posição atual após a divulgação do tênis, do tênis de mesa, do complemento do vôlei de areia e de correções na GRD.


O futsal ainda não acabou
O futsal ainda não acabou. A categoria mirim masculino foi parar no Tribunal de Justiça Estudantil (TJDE) - o Mundial não engoliu a derrota para a E M L. Gomes (da cidade de Luís Gomes) na semifinal (2 a 1), entrou com protesto (a escola municipal estaria com atleta em condição irregular) e ganhou a causa: os pontos foram revertidos para o colégio do Panatis I, e o a escola interiorana foi suspensa. Não fosse isto, a final seria entre o L. Gomes e o Marista, enquanto o Mundial disputaria o bronze contra o CESA; com a decisão do TJDE, o ouro será disputado entre Mundial e Marista. A data e o horário das finais será divulgado em breve.


Atletas-ouro começam a ser conhecidos
Começaram a ser conhecidos, aos pouqinhos, os destaques dos JERNs - os Atletas-Ouro e seus respectivos Professores-Ouro. A primeira modalidade a divulgar uma série completa é o judô: os Atletas-Ouro são Ednaldo Gonçalves (CEI), Islane Dayane (Objetivo Natal), Adamilton Pereira, Jéssica Couto e Wagner Wanderley (Auxiliadora), e - prometeu, cumpriu e está na lista de novo - Clara Bilro (H. Castriciano); os Professores-Ouro são Alexandre Magno (CEI), Ivan Pacheco (E M Quarto Centenário), Emerson Ramos (Auxiliadora) e José Eudes (H. Castriciano) No vôlei, por enquanto, estão apenas definidos os Professores-Ouro - Eduardo Gurgel (Auxiliadora), Francileide ‘‘Pequena’’ Custódio (Imaculada), ALacione Wanderley (Equipe, Macaíba) e Jean Hunka (Contemporâneo). Do mesmo modo está o vôlei de areia - os professores-destaque são Kaio Flávio (E E Josino Macedo), Charles Teixeira (E E Luís Soares) e Gislane Takahashi (Facex).

Henrique se consagra no society
A equipe do infantil masculino de futebol society do Henrique Castriciano jogou uma final emocionante contra a Escola Municipal Maria Madalena, de Guamaré, no Society Soccer Club. O jogo foi equilibrado e não passou do 2x2 no tempo normal. A partida seguiu para os pênaltis e o gol da vitória veio de Fernando, goleiro do HC, que fez um belo gol, deixando o placar no 10x9 para o HC. O time do juvenil também jogou a final do futebol society, dessa vez contra a Escola Estadual Ana Julia, vencendo por 2 a 1.

Destaque do dia - O atletismo já encerrou, mas nem por isso deixa de apresentar destaques - alguns promissores como Wesley William, da E M Luiz Maranhão. Com apenas 11 anos, foi levado em abril último por Douglas, um irmão mais velho, para uns treinos de atletismo - e, sob comando de Fátima Santiago e Tânia Padilha (dupla que dispensa comentários) em pouco tempo passou a mostrar uma técnica de gente grande. Depois de participar dos JEMs e dos CEEMs, mais um Festival de Atletismo do Sesi, agora estreou nos JERNs - terminou atrás dos atletas de Currais Novos, mais tarimbados na modalidade. Mas, para os próximos anos, no ritmo que vai, o menino promete.

Nenhum comentário: