sábado, 2 de maio de 2015

Florianópolis tem menor índice de obesos, aponta Ministério da Saúde




Cidade tem 14% de obesos; 47% da população adulta pratica esportes.
Dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde na quarta-feira (15)

contabilizados participantes de 18 anos que vivem nas capitais de todos os estados do país, além  do Distrito Federal. Mais detalhes da pesquisa podem ser vistos no site do Ministério da Saúde.
Famílias aproveitaram o sol na Avenida Beira-Mar Norte (Foto: Thomas Braga/RBS TV)Cidade possui vários locais para praticar esportes ao ar livre (Foto: Thomas Braga/RBS TV)


O Ministério da Saúde informou na quarta-feira (15) que Florianópolis é a cidade com menor índice de obesos do país e a que tem a população que mais pratica esportes. Foram pesquisadas todas as capitais brasileiras entre fevereiro e dezembro de 2014. Alimentação saudável e qualidade de vida são alguns dos pontos que favoreceram este resultado.
Mesmo grávida, Aline mantém rotina de exercícios (Foto: Aline Sudo/ Arquivo Pessoal)
Mesmo grávida, Aline mantém rotina de
exercícios (Foto: Aline Sudo/ Arquivo Pessoal)
A paranaense Aline Baseggio Sudo, de 32 anos, trocou os hábitos ao se mudar para capital catarinense em 2006, quando foi fazer faculdade na cidade.
"Parei de fumar, beber e comecei a praticar esportes com regularidade. O contato com a natureza, as praias e os amigos que fiz me influenciaram", disse. Aline perdeu 10 quilos com a reeducação, chegando a 55 quilos.
Atualmente, grávida de 31 semanas, ela diz manter a rotina de exercícios e alimentação saudável. Costuma caminhar regularmente na praia e faz pilates.
"Meu médico me diz que a diferença de uma mulher grávida que pratica esportes para a que não pratica é a felicidade. Me sinto mais disposta e de bom humor". Ela engordou apenas cinco quilos com a gravidez.
Dados 
Florianópolis tem 14% da população obesa. A média nacional está em 17,9%. Entretanto, 51% da população está acima do peso. A porcentagem fica próxima da média nacional, que aponta que 52,5% dos brasileiros estão com quilos a mais.

Pelos dados levantados pela Ministério da Saúde, 47% da população adulta residente na cidade pratica cerca de 150 minutos diários de exercícios. Esta média é o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A empresa contratada para a pesquisa, a Vigitel, entrevistou por telefone 40.853 pessoas. Foram contabilizados participantes de 18 anos que vivem nas capitais de todos os estados do país, além  do Distrito Federal. Mais detalhes da pesquisa podem ser vistos no site do Ministério da Saúde.

Nenhum comentário: