segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Ministério e CBAt firmam convênio para implantar a Rede Nacional de  Treinamento de Atletismo


Foto: Roberto Castro/MEFoto: Roberto Castro/ME

O Diário Oficial da União (DOU) publicou nesta terça-feira (5.01) o convênio firmado entre o Ministério do Esporte e a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). A parceria tem o objetivo de implementar a Rede Nacional de Treinamento da modalidade, que vai proporcionar a ampliação da prática e das áreas de conhecimento científico e tecnológico do esporte.  

O investimento do projeto é de cerca de R$ 26 milhões, com a contrapartida de R$ 531.747,00, para dois anos de execução, com plano de trabalho com vigência até o dia 31 de janeiro de 2018. O convênio prevê a implantação e manutenção de oito centros locais de treinamento em diferentes regiões do país, dois centros regionais e dois centros nacionais, além do gerenciamento do projeto, interlocução com o Ministério do Esporte, absorção de dados, confecção de relatórios e prestação de contas.

A ação vai aperfeiçoar os centros nacionais, desenvolver os regionais e buscará atrair novos talentos para os centros locais de treinamento. Serão beneficiados 500 atletas, sendo 320 nos centros locais, 80 nos regionais e 100 nos nacionais.

A Rede Nacional de Treinamento de Atletismo atenderá tanto jovens atletas em formação quanto os esportistas de alto rendimento. O elo entre os atletas das categorias menor, juvenil e adulto é um dos legados esperados pela integração, com a criação de um banco de dados de resultados e marcas dos atletas.

Treinamentos Locais
Serão implantados oito Centros Locais de Atletismo. A implantação dos locais será realizada em conjunto com os Clubes de Atletismo e Universidades. Cada Centro terá capacidade de atendimento de 40 atletas, de ambos os sexos, nas categorias menor e juvenil. Eles receberão treinamento completo e especializado.

Os atletas participarão de estágio de desenvolvimento nos Centros Regionais de forma padronizada e unificada com a metodologia da CBAt.

Treinamentos Regionais
Os atletas em destaques nos Centros Locais serão convidados a estagiar nos Centros Regionais. Será permitido enviar quatro atletas locais para o Centro Regional, sempre acompanhados do treinador, que aproveitará o tempo para seu desenvolvimento. Todos os estágios terão a duração de 15 dias corridos. O Centro também manterá o atendimento nas categorias menores e juvenis.

Centros Nacionais
A implantação dos Centros Nacionais de Treinamento será realizada em São Paulo e no Rio de Janeiro. Cada Centro terá capacidade de atender 50 atletas, de ambos os sexos, nas seguintes categorias menores (10 atletas por centro), juvenil (20) e adulto (20).

Terão direito a treinar e estagiar nos Centros Nacionais os atletas convocados para as Seleções Nacionais, os que tenham destaques nos rankings nacionais e internacionais e os atletas dos Centros Regionais escolhidos por seus treinadores e que tenham índices técnicos.

Confira os locais dos Centros de Treinamentos:
Centros Locais:
•    Universidade de Fortaleza – Fortaleza (CE)
•    Vila Olímpica de Manaus, Manaus (AM)
•    Universidade Federal do Piauí, Teresina (PI)
•    Fundação de Esportes de Campo Mourão, Campo Mourão (PR)
•    Associação Sorrisense de Atletismo, Sorriso (MT)
•    Sociedade de Ginástica de Porto Alegre - Sogipa, Porto Alegre (RS)
•    Associação Corville de Atletismo – Joinvile (SC)
•    Associação Funilense de Atletismo – Orcampi – Campinas (SP)

Centros Regionais:
•    Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal (RN)
•    Associação Acadêmica de Esportas/Liga de Esportes de Universidade Federal de Lavras - Cria Lavras, Lavras (MG)

Centros Nacionais:
•    Centro Nacional de Atletismo de São Paulo: Centro Olímpico de
Treinamento e Pesquisa, São Paulo (SP)
•    Centro Nacional de Atletismo do Rio de Janeiro: Pista de Atletismo do
Centro de Desportos da Aeronáutica do Rio de Janeiro.


Breno Barros Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Nenhum comentário: