sábado, 26 de novembro de 2016



O velho e pobre estádio Cel. José Bezerra pede socorro



O Estádio Municipal Coronel José Bezerra, também conhecido por Bezerrão, inaugurado em 24 de junho de 1967, é um estádio de futebol  localizado na cidade de Currais Novos , no estado do Rio Grande do Norte. Esse estádio já recebeu  recebe as partidas do Potyguar e Currais Novos , na ocorrência da 1ª e 2ª divisão do Campeonato Potiguar . O estádio foi palco para duas finais de campeonatos, em   2007, na final da 2ª Divisão quando tivemos o jogo  Potyguar  1x0 Cruzeiro de Macaíba, que levou de volta o "Leão do Seridó" a primeira Divisão em 2008. Em 2013 o estádio voltou a receber mais uma final de campeonato na sua 2ª Divisão, e pela primeira vez na história da Terradaxelita e do Rio Grande do Norte, um clássico do Seridó na final entre Potyguar e Currais Novos, quando na oportunidade o Potyguar venceu em um jogo emocionante de virada por 2 a 1.  O velho cinquentenário também foi palco para importantes jogos amistoso como por exemplo nos anos 80 tivemos Potyguar 1x2 Botafogo/RJ com Jairzinho e companhia, tivemos Potyguar 0x3 Fortaleza/CE com o atacante Marciano do Fortaleza em destaques na época e o Dedé de Dorá surgindo para o futebol do RN. Tivemos outros jogos importantes como Potyguar 0x1 Uberaba/MG nos anos 80 e até uma final de torneio início (O Torneio Início foi uma tradicional competição de futebol no estado do Rio Grande do Norte, onde todos os jogos eram disputados em um mesmo dia. O torneio foi realizado ininterruptamente de 1926 a 1973, tendo uma edição anterior, em 1919, e várias outras edições futuras, até sua última, em 2005.) entre ABC x América.. Nos anos de 1973, o Mané Garrincha, o das pernas tortas, um dos  maiores jogadores da nossa história, passou neste estádio jogando uma partida amistosa por uma seleção contra uma Seleção local. Em 2009 o velho e pobre "Colosso do Seridó"  voltou  a receber um dos 7 maiores artilheiros da História do Botafogo/RJ, Túlio Maravilha vestia naquele momento a camisa tricolor do seridó em um jogo festivo e de aniversário do Potyguar e marcou o gol do time de Currais Novos, que para muitos ali  foi o gol Mil do Túlio Maravilha, a pesar de ser amistoso. Em 2013, e já com uma capacidade bem menor que nos anos 80 e 90 que era de 5 mil pessoas em arquibancadas e geral, o estádio foi palco  pele primeira vez na história do mesmo, receber um jogo da Copa do Brasil entre  Potyguar e  Paysandu/PA que terminou em 0 a 0 e com pouco mais de 1200 pagantes. O estádio atualmente  encontra-se interditado para o futebol profissional pelo corpo de bombeiros.
Em 2014 teve sua pista de Atletismo parcialmente reformada, que foi concluída em meados de 2015. 
No final de 2015 o prefeito Vilton Cunha afirmou em uma entrevista que fora procurado por um grupo de empresários da República de Singapura  que estaria interessada em fazer uma permuta pelo estádio. O estádio seria demolido para que fosse construído um shopping center e condomínios residenciais. Em contrapartida seria construído outro estádio com capacidade para até 6000 espectadores. Após quase um ano depois, a imprensa local não tem nenhuma resposta sobre o assunto por nenhuma das partes envolvidas.

Quem começou a história do Velho CJB
A Câmara Municipal de Currais Novos aprovou no dia 7 de novembro de 1956, a instituição de um nome para o estádio de futebol que se encontrava em construção. Por iniciativa do edil Luís Bezerra de Araújo, através de um requerimento, sugeriu-se ao prefeito em exercício Gilberto Lins, "que o Estádio Municipal, ora em construção, seja batizado com o nome de: Estádio Municipal Cel. José Bezerra". O requerimento aprovado por unanimidade.
O Coronel José Bezerra(1843-1926), popularmente conhecido por coronel Zé Bezerra d’Aba da Serra, foi um personagem mítico na história da região sérido do Rio Grande do Norte. É atribuído ao coronel, durante a fase histórica conhecida por coronelismo,  vários feitos.
No Seridó potiguar foi um autentico senhor feudal em todos os sentidos. De Currais Novos onde fixou sua chefia foi guia de toda uma população. Foi Presidente da Intendência de Currais Novos por dois mandatos: de 04/04/1892 a 02/10/1892 e de 01/01/1915 a 30/12/1926 e influenciou e determinou tantos outros.o
Por Terradaxelita com informação também do Wilkepédia

Nenhum comentário: