sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

10 de fevereiro – Dia do Atleta Profissional

O Dia do Atleta Profissional é comemorado em 10 de fevereiro e homenageia todos as pessoas que lutam constantemente para superar os limites do próprio corpo.

Muitas crianças sonham em se tornar grandes atletas profissionais, sendo reconhecidos pelos seus grandes feitos no esporte . Entretanto, nem todos conseguem vencer os obstáculos existentes nessa carreira e fazer dela uma verdadeira profissão.
Para ser um grande atleta profissional, não basta apenas ser bom em uma atividade física, é necessário ter muita garra e determinação. Os treinos constantes, a rotina pesada, poucos locais para treino e a falta de investimentos e patrocínio na área são apenas alguns dos desafios enfrentadas pelos futuros atletas.
A profissão de atleta profissional foi reconhecida apenas em 1998 através da Lei nº 9615. A partir da publicação dessa lei ficou estabelecido que era necessário que as entidades de prática desportiva realizassem um contrato formal de trabalho com o atleta, que passou a ter seus direitos garantidos. Além disso, a partir desse mesmo ano ficou estabelecido no Brasil o Dia do Atleta Profissional, uma data comemorada em 10 de fevereiro para homenagear esses profissionais que são um grande exemplo de perseverança.
Para quem deseja seguir carreira no esporte, é fundamental conhecer a atividade que se deseja realizar e todos os obstáculos que podem surgir durante a caminhada. É importante estar preparado para lidar com a pressão e reconhecer as derrotas como uma forma de aprendizado.
Algumas pessoas afirmam que gostariam de ser um grande atleta e realmente possuem potencial para tal feito, porém, muitas vezes, não possuem condição de realizar seu grande sonho. As viagens constantes, equipamentos caros e a necessidade de um grande período de dedicação fazem com que muitos desistam desse sonho. Outras vezes, os futuros atletas profissionais não se dedicam o bastante e esquecem que o treinamento é a chave para o aperfeiçoamento e, consequentemente, para o sucesso em qualquer atividade.
Sendo assim, todos que desejam ser atletas profissionais devem estar cientes de que é necessário investir. Quando falamos em investir, não estamos apenas citando a questão financeira, estamos falando de investir tempo em treinos e na busca constante de melhores resultados. Também é importante investir na saúde, cuidando sempre da alimentação e nunca fazendo uso de substâncias consideradas como doping.
Vale destacar que a prática constante de esportes, além de proporcionar o sucesso profissional desses atletas, representa qualidade de vida. Estudos comprovam que pessoas sedentárias vivem menos que aquelas que praticam exercícios físicos. A prática de esportes está relacionada com a diminuição de problemas de saúde, tais como artrite, obesidade, diabetes, osteoporose, pressão alta e infartos, melhora no humor e no sono e diminuição de estresse. Além disso, pode estabelecer e fortalecer valores tais como o respeito, persistência e espírito de equipe.

Nenhum comentário: