quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Fachin aguardará decisão do plenário do STF para enviar à Câmara nova denúncia contra Temer



O ministro Luiz Edson Fachin decidiu aguardar uma decisão do plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) antes de enviar à Câmara dos Deputados a nova denúncia da Procuradoria Geral da República (PGR) contra o presidente Michel Temer, apresentada nesta quinta-feira (14).
Temer foi novamente denunciado ao STF ,  pelo procurador-geral, Rodrigo Janot, desta vez pelos crimes de organização criminosa e obstrução de Justiça. Mas o Supremo só poderá analisar a acusação contra o presidente se a Câmara autorizar.

Na próxima quarta (20), o plenário do STF deverá analisar um pedido de Temer para suspender o andamento da denúncia  até o fim das investigações sobre suposta omissão de informações e  nas delações de executivos da J&F, cujas provas embasaram a denúncia.

Na noite desta quinta, Fachin decidiu esperar essa decisão do plenário do STF.


A decisão do ministro adia, em no mínimo em uma semana, o envio da denúncia à Câmara. Se na próxima quarta (20) o plenário do STF decidir esperar o fim da investigação sobre omissão na delação da J&F, o envio da denúncia à Câmara pode demorar ainda mais. 
G1 


Ministro Fachin decide manter Joesley e Saud presos por prazo indeterminado


O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta quinta-feira (14) manter por prazo indeterminado as prisões do empresário Joesley Batista, um dos sócios do grupo J&F, e Ricardo Saud, executivo do grupo.
Os dois estão presos na Polícia Federal em Brasília e deveriam ser libertados à meia-noite, quando termina o prazo da prisão temporária decretada na semana passada pelo ministro.
Nesta quinta, porém, além de denunciar os executivos, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, também pediu que eles permanecessem na cadeia, convertendo a prisão temporária (com duração de cinco dias) em preventiva (prazo indeterminado).
Na decisão, Fachin considerou a possibilidade de os executivos destruírem provas e voltarem a cometer crimes. Joesley e Saud haviam disponibilizado seus passaportes para deixar a prisão, alegando que não pretendiam fugir do país.
O ministro levou em conta outra ordem de prisão, decretada contra Joesley nesta semana, com base na suspeita de que ele e seu irmão Wesley Batista, também preso, lucraram com negociação de ações antes de assinar a delação premiada. 
G1
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Edson Fachin decidiu aguardar a conclusão do julgamento de um recurso da defesa do presidente Michel Temer (PMDB) antes de enviar a segunda denúncia da Procuradoria-Geral da República c... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2017/09/14/fachin-vai-esperar-julgamento-do-stf-antes-de-enviar-denuncia-de-temer-a-camara.htm?utm_content=geral&utm_campaign=twt-uol&utm_source=t.com&utm_medium=social&cmpid=copiaecola

Nenhum comentário: