quarta-feira, 23 de janeiro de 2019


Fim da trégua, elas voltaram com força!






O fim da  trégua e, em pleno verão , o Culex quinquefasciatus, também conhecido como pernilongo doméstico, muriçoca ou como você costumar chama-lo, voltou a atacar.
“Países tropicais têm elevada riqueza de mosquitos o ano todo. No entanto, existem períodos mais favoráveis, que propiciam aumento dos insetos, e principalmente quando não existe um combate eficaz na fonte, elevando ainda mais  o período dos insetos, no meio da população,   que não desaparecem do ambiente. O pernilongo pode ser abundante em períodos com temperatura elevada.
O pernilongo doméstico é o único mosquito que sobrevive a "condições extremamente poluídas", como o rios,esgotos a céu aberto entre outros.  Nas margens do rio São Bento ou Seridó, , não tendo predadores nem competidores naturais, ele é o ‘rei’ e prolifera sem dificuldade, inclusive com fontes de sangue abundantes nas margens e no entorno, como homens,  roedores e cachorros.Os pernilongos domésticos se reproduzem também em “esconderijos” urbanos, como calhas entupidas, galerias de água pluvial entupidas, fossas, rios e córregos contaminados com esgoto, piscinões e calçadas quebradas, que permitem o acúmulo d’água.
Por fim, precisamos da participação de todos, para eliminar esse inconveniente visitante, que tanto pertuba a nossa população!! Repito!!  Participação de todos, inclusive dos poderes responsáveis!! 
Por:Terradaxelita

Nenhum comentário: