A corretora de investimentos XP contratou o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) e realizou um estudo. Dentre os objetivos, estava a checagem da confiabilidade dos meios de comunicação entre o povo. Na pesquisa, o Rádio teve maior credibilidade. O índice chegou a 64% dos entrevistados.
O levantamento ocorreu de 11 a 13 de março e entrevistou mil pessoas pelo telefone. O relatório do XP mostra ainda que, para 72%, Facebook e WhatsApp só repassam notícias falsas. Somente 12% acreditam que o WhatsApp tem notícias verdadeiras. 
No Twitter, 52% dizem que tudo que é postado é falso e 16% que é verdadeiro. De acordo com os entrevistados, o Instagram tem um índice de 17% de notícias verdadeiras e 55% de falsas.
A pesquisa XP/IPESP abrange também blogs e sites de notícias e os portais de notícias na internet. Estes têm uma avaliação melhor. Para 28%, os blogs e sites postam notícias verdadeiras. Já 32% colocam mais credibilidade nos portais de notícias.
O meio com maior taxa de confiança é o Rádio com 64%. Somente 19% responderam que não acreditam nas notícias do Rádio. 
A televisão e o jornal impresso ficaram com 61% cada, telespectadores e leitores, que acreditam que nestes meios as notícias são verdadeiras; 28% (TV) e 24% (jornal) afirmam que as notícias veiculadas nestes meios são falsas.

RCR/TudoRádio