quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

 


 OSCAR  FLAMENGO



Oscar de Lima Pinheiro nasceu em Barcelos, no Amazonas, em 30.10.1918, e veio para CurraisNovos aos 20 anos para trabalhar na “Mesa de Rendas”, atual Coletoria Estadual. Apaixonado pelo Clube de Regatas do Flamengo, recebeu como apelido o nome do time carioca.

Foi um dos principais desportistas de Currais Novos, dirigindo times como o Currais Novos e o Brejuí Esporte Clube. Trabalhou como administrador do Royal Cinema, instalou o primeiro serviço de autofalantes e publicou o jornal “A Voz do Seridó”. Fundou o Centro Esportivo Curraisnovense, instituição que deu origem ao Aero Clube, contribuindo com a grandiosidade das grandes festas, principalmente o carnaval, sendo um dos principais foliões.

Oscar Flamengo também atuou na política, sendo vereador e secretário na administração de Mariano Guimarães. Deixou um dos grandes legados para Currais Novos: o Estádio Cel. José Bezerra, obra que teve início através de seu esforço. Foi proprietário de bar e confeitaria, além de um bazar de variedades, e dirigiu o Tungstênio Hotel. Faleceu em 29.03.1971, sendo a primeira pessoa a ser sepultada no recém construído Cemitério Público Nossa Senhora de Fátima.

Duas ruas recebem o nome de Oscar: no bairro Manoel Tomaz de Araújo (Rua Vereador Oscar de Lima Pinheiro, ao lado do prédio da Receita Federal), e no bairro Walfredo Galvão (IPE), a rua Oscar Flamengo.

Pesquisa: Arquivo Público Municipal; Totoró, berço de Currais Novos (Joabel R.); Blog DocumentaCN.

Por: João Bezerra Júnior

 

Nenhum comentário: