domingo, 7 de março de 2021

 

E LÁ SE VÃO 45 ANOS

 

PARABÉNS A TODOS OS ENVOLVIDOS DA ÉPOCA!  


 VOLTANDO NO TEMPO: Jogo de estreantes  vencido pelo Potyguar de Currais Novos

 

 


                                             Pedrinho Cangulo (Pai de Marcelinho Paraíba)
Pedrinho Cangulo e Marcelinho Paraíba - foto publicação


      Com uma atuação espetacular de Pedrinho Cangulo, centroavante que veio do Campinense/PB, o Potyguar Futebol Clube, da cidade de Currais Novos, fez sua estreia no estadual de futebol do Rio Grande do Norte em uma tarde de muita chuva na Terra da Xelita no dia 7 de março de 1976. Naquela mesma partida, o time Mossoroense também fazia sua estreia no futebol profissional do RN. O jogo terminou com vitória do Potyguar pelo placar de 2 a 1, com dois gols de Pedrinho Cangulo( Pai de Marcelinho Paraíba), descontando Robson para o Baraúnas. 

       Foi uma tarde de muita chuva na cidade e região, o campo de jogo bastante encharcado, porém não foi desculpa para derrota do tricolor Mossoroense, pois o time local foi bem melhor durante toda partida.

      Antes da partida, o Prefeito Bitamar Bezerra Barreto e o Capitão Cícero Almeida, inauguraram 4 cabines de rádio, alambrados, vestiários para árbitros e ainda teve um minuto de silêncio em homenagem ao Sr. João Machado(ex-residente da FND).

      A FND disponibilizou 4 mil ingressos para partida, porém bastante prejudicada pelas chuvas que caiam fortes na região. 

     O Prefeito da época o Sr. Bitamar Bezerra Barreto, investiu no estádio uma quantia de 200 mil cruzeiros, sendo o maior investimento nos estádios de futebol para o estadual de 1976.

  HOMENAGEADOS

      A colocação do nome de João Cláudio de Vasconcelos Machado ou simplesmente João Machado em uma das novas cabines de rádio do Cel. José Bezerra, representou a primeira homenagem do mesmo em todo o Rio Grande do Norte. O mesmo faleceu no dia 20 de fevereiro de 1976 aos 62 anos, 15 dias antes da primeira rodada do Campeonato Potiguar de futebol. João Machado foi presidente da antiga FND no ano de 1954.

      O nome do José Carlos Ferreira(Curras-novense) foi colocado também em outra cabine de rádio, justa homenagem ao um grande desportista da cidade. Na cabine de honra, no centro das arquibancadas, foi homenageada a Senhora Tetê Salustino, solicitação de toda cidade e atendida pelo prefeito, Bitamar. Na  cabine de rádio dupla, acima da tribuna de honra, foi feita a maior justiça da época ao homenagear o Sr. Oscar de Lima Pinheiro ( Oscar Flamengo), o maior desportista da história da Terr da Xelita. E fechando as homenagens do dia da estreia do Potyguar no estadul de profissionais, o nome de Nenê Teófilo, um grande juiz da região na época.

       Ficha Técnica

POTYGUAR 2X1 BARAÚNAS

Gols: Pedrinho Cangulo duas vezes (POTY) e Robson (Bara)

Árbitro: Nelson Luzia

Auxiliares (antes bandeirinhas): Múcio Trindade e Alfredo Soares

Renda: Cr$ 12.121,00

P.Pagante: 1.793

Cartões Amarelo: Gilvan(lateral) e Francisco de Assis(Diá-massagista)  para o Potyguar e Tito e Jerônimo (Baraúnas)

POYGUAR: Inácio, Gilvan, Ivo, Naldo e Chico Rosca, Carlinhos I e  Mano;  Carlinhos II, Dinha, Pedrinho Cangulo e Imagem.Técnico: Manoel Veiga.

BARAÚNAS: Souza, Nilton, Tito, Mário Braga e Jerônimo; Zé Raimundo, Eurico, Carlinhos, Niel(Robson), Inácio e Chiquinho.

Torcida do Potyguar faz um verdadeiro Carnaval com muita chuva em frente ao CJB.



Fonte: Diário De Natal/O POTI/ Jogadores e torcedores da época

 

 OBS: O atual Potyguar tem apenas 32 anos, foi fundado em 1989, após o fim do anterior.


 

Nenhum comentário: