segunda-feira, 12 de abril de 2021




 Um pouco da história do Futebol de Salão em Currais Novos/RN

        O Futebol de Salão, hoje futsal, tem duas versões sobre seu surgimento, como em outros esportes há divergências quanto a sua invenção.

 AABB-Currais Novos-Anos 60- Marcelino,Chagas, Talles,(?),Luiz Moura,Onildo, Carioca(?) e Titico.Agachados:Ciduca,(/?), Marinho,(?),(?),(?), Deodoro e Geraldinho.

       

 Há uma versão que o Futebol de Salão começou a ser praticado por volta dos anos 40 por frequentadores da Associação Cristão de Moços, em São Paulo, pois existia uma grande dificuldade de encontrar campos de futebol livres para eles poderem jogar e então começaram a jogar suas "peladas" nas quadras de Basquete e Hóquei.

        Existe também outra versão, que o Futebol de Salão (futsal), foi inventado em 1934 na Associação Cristã de Moços de Montevideu,  pelo professor Juan Carlos   Ceriani, que chamou este esporte de "indoor-foot-ball".

        Em Currais Novos, segundo relatos de atletas da época, que tudo começou na famosa praça Cristo Rei nas  peladas dos  jovens no espaço ao lado a Matriz de SantÁna.


                                                          Local onde tudo começou

        O esporte começou a ser praticado  em Currais Novos no início dos anos 60. Segundo informações de atletas da época, a quadra ao lado da matriz, era dividida entre o voleibol (já praticado no local) e a nova modalidade criada a partir do futebol.  Atletas como Antônio Filgueira, Assis, Canteiros(parelhas), entre tantos outros, jogavam neste local com traves de pedras ou sandálias, porém com o número mínimo de atletas, obrigavam a jogarem e mostrarem a nova modalidade chegada na Terra da Xelita e com o intuito de expandir a nova modalidade na cidade, mesmo com uma bola que não era oficial do Futebol de Salão.

       Com a chegada de alguns funcionários do Banco do Brasil, vindas de Caicó e Natal, como o saudoso Siduca, Teodório, juntando-se a Jandir e tantos outros, criou-se o interesse de expandir também na região, já que era forte o Futebol de Salão em Caicó.

         Um grupo de atletas da cidade e funcionários do Banco do Brasil, entre eles Jandir, procuraram o presidente do Aero Clube o Sr. Bobeassis, pedindo para construir uma pequena quadra no  Aero Clube , pleito aceito pelo presidente local.  Ainda não era o Ginásio Professor Cortez Pereira, criado anos depois no Governo de Cortez Pereira.

FUTSAL AABB CURRAIS NOVOS-RN: Faz parte da nossa história!!!!!!!!!!!!

AABB-Currais Novos-Anos 60- Em Pé- Damasio, Edvaldo, Titico, Romildo e Buruzinho. Agachados- Geraldinho, Luiz Moura, Altemiles, Marinho e Ciduca.

AABB-Currais Novos- Campeonato Interno-Anos 60- Dedé Gonçalves, Zé Alfredo, Evenildo, Jarbas, Mariberto, Maurilio, Múcio, Zé Evandro, Bazinho, Geraldinho, Raph, Pedro Paulo, Dr. Eldio, Altemiles, Rogério, Branco, Nerival, ? e Siderley.

           Na sequência chegou a bola oficial e foi formada a Seleção local, onde na oportunidade fizeram o seu primeiro jogo amistoso intermunicipal, quando foram até a cidade de Caicó e perderam pelo elástico placar de 12 a 1. Logo depois com surgimento de mais praticantes da modalidade, criou-se as primeiras equipes locais para jogos no próprio município como a equipe do Alvorada, da família Cruz e outras mais. 

          Na sequência foram criadas mais equipes,  e as minerações Brejuí e Acauã investindo  forte na modalidade, para fortalecer o Campeonato local. E aí começou o surgimento de outras equipes como a  Associação Atlética Banco do Brasil,  e escolas da cidade como: Colégio Agrícola, Comercial e Instituto Vivaldo Pereira.

            A cidade de Currais Novos  fica entre as cidades com mais títulos do Seridosão da modalidade, são sete até o momento.  A Terra da Xelita já conquistou sete títulos que foram os seguintes: 1990-AERO CLUBE/ 1991- AERO CLUBE/ 1992-Bahia do Saudoso Adaílson Pereira/ 2008 - Santo Antônio/ 2009- Santo Antônio/ 2017- Novo Stylo/ 2018-Orions/JK.

Obs: Este blogueiro teve a honra de disputar e sagra-se Tricampeão nos anos de 1990/91/92.

                      BAHIA - Paizinho Maria (Adailson) - Campeão Seridosão 1992

                                   Santo Antônio - Campeão Seridosão 2008

                                     Novo Stylo Campeão do Seridosão 2017
                                        Orions - Campeão Seridosão - 2018

                                      Santo Antônio - Campeão Seridosão em 2009

FUTSAL AABB CURRAIS NOVOS-RN: Faz parte da nossa história!!!!!!!!!!!!

AABB-Currais Novos-Anos 60- Em Pé- Damasio, Edvaldo, Titico, Romildo e Buruzinho. Agachados- Geraldinho, Luiz Moura, Altemiles, Marinho e Ciduca.

AABB-Currais Novos- Campeonato Interno-Anos 60- Dedé Gonçalves, Zé Alfredo, Evenildo, Jarbas, Mariberto, Maurilio, Múcio, Zé Evandro, Bazinho, Geraldinho, Raph, Pedro Paulo, Dr. Eldio, Altemiles, Rogério, Branco, Nerival, ? e Siderley.
AABB-Natal(RN)-Anos 70 - Bi-campeão do Norte/Nordeste -Em Pé - Leleto, Tales, Múcio e Raph. Agachados - Porfirio, Geraldinho, Bazinho, Rogério e Arinaldo.

AABB-Natal(RN)-Anos 70- Em Pé- Rogério, Tales, Raph, Múcio e Dedé Gonçalves. - Agachados- Laio, Geraldinho, Bazinho e Suterland.
AABB-Currais Novos-Anos 60- Gentil, Ciduca, Chagas, Raph, Weber e Renato. Agachados- Jandir, Nicolino, Filgueira, Zé Wellington e Otinho.

Fonte:Diário de Natal/Antônio Filgueira/Castilho(in memoriam)/Chico Leão/Tribuna do Norte


            

  

        

       

        

 

 

 

Nenhum comentário: