quarta-feira, 6 de julho de 2022

 

RN tem o primeiro time de futebol vegano do Brasil e o segundo do mundo

 


Clube Laguna é o primeiro time de futebol profissional vegano do Brasil e vai disputar a Segunda Divisão do Estadual de 2022. O Laguna é também o primeiro clube SAF no Rio Grande do Norte.

O fundador é Gustavo Nabinger ( foto ) que foi jogador de futebol e tem outros dois sócios que também são veganos. Os jogadores não precisam obrigatoriamente serem adeptos do veganismo, mas toda alimentação e suplementação segue a filosofia vegana.

Vale destacar que o Clube Laguna será o segundo clube de futebol vegano vegano do mundo. O primeiro é o Forest Green Rovers, localizado na Inglaterra. 

Saiba mais

O fundador relatou ao site https://veganbusiness.com.br/ que a iniciativa teve a primeira semente num projeto social em 2011, junto com a vontade de ver um clube profissional tratando o futebol como entretenimento e ferramenta de impacto socioambiental. 

“Desde o começo de 2021 passamos a estruturar a empresa, com o desenvolvimento do plano de negócios, estudos de mercado, etc. Agora o clube está filiado a Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) e é a primeira Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Rio Grande do Norte”, esclareceu. 

O Clube Laguna se considera uma startup de impacto socioambiental através do entretenimento, com o futebol sendo seu principal produto. Algumas formas que pretendem causar impacto são ações alinhadas com seus valores: 

  • Conectar atletas, entidades e comunidade. 
  • Fazer ações de sustentabilidade e projetos sociais. 
  • Fazer eventos dentro da comunidade. 
  • Ações com patrocinadores e parceiros. 
  • Educação e conscientização dos atletas.
  • Usar as mídias sociais de forma intensa. 

A fase de estruturação contou com a contratação de uma equipe de consultoria em 2021 para realizar os sprints de negócios, bem como outra para fazer o branding.

“Simultaneamente, realizamos estudos de mercado, localização, mapeamento de atletas em potencial e profissionais para o corpo técnico”, adicionou Gustavo. 

Após isso, entre o final de 2021 e começo de 2022, organizaram a parte jurídica e contábil com um escritório de advocacia e de contabilidade, com o objetivo de criarem a SAF: “Juntamente com uma consultoria financeira projetando os próximos 10 anos. O passo seguinte foi a abertura da empresa, a primeira SAF do Rio Grande do Norte, segunda do nordeste, e a consequente filiação do clube a FNF”, continuou. 

O Clube confirmou sua participação no Campeonato Potiguar de Futebol — Segunda Divisão (previsto para o início de outubro), com planos de iniciar os treinamentos na segunda quinzena de agosto.

 

Nenhum comentário: