sexta-feira, 15 de março de 2024

 Açude Dourado amanhece com lâmina de 8 centímetros em sua sangria


A espera acabou. O Açude Dourado, principal reservatório do município de Currais Novos, atingiu sua cota máxima nesta quinta-feira (14).

A sangria começou a ocorrer às 23h35 e foi acompanhada por dezenas de pessoas que resistiram a longa espera para acompanhar as primeiras águas que passaram pelo sangradouro do manancial.

As águas do Dourado seguem agora para o Açude Gargalheiras por meio do Rio São Bento. A última sangria do manancial tinha ocorrido em 2020.

O monitoramento diário do Açude Dourado feito por Judson Pereira, observador do Igarn, não parou de ser feito mesmo com a sangria

O monitoramento diário do Açude Dourado feito por Judson Pereira, observador do Igarn, não parou de ser feito mesmo com a sangria acontecendo.

Em sua visita diária feita nas primeiras horas desta sexta-feira (15), ele identificou que o manancial está com uma sangria com lâmina d’água de 8 cm, de acordo com o verificado nas réguas do reservatório.

De ontem pra hoje, o avanço foi de 56 centímetros do nível do manancial, que atingiu sua cota máxima às 23h35 desta quinta-feira.

Populares estiveram no Açude Dourado durante toda a madrugada, com o movimento se intensificando pouco antes do nascer do sol. É o povo buscando o contato ocular com o principal reservatório do município, que já não sangrava há quatro anos.

Por: Anthony Medeiros

 

Nenhum comentário: