DN Seridó |
O rio Barra Nova, que corta a cidade de Caicó, transbordou e trouxe problemas a população. Tão logo foi confirmada a sangria da reserva, o prefeito Bibi Costa convocou uma reunião de emergência com a equipe de defesa civil do município.
No encontro ficou agendado que uma força-tarefa será montada de plantão na prefeitura para solucionar problemas relacionados às chuvas. O prefeito Bibi Costa anunciou que decretará estado de emergência no município de Caicó. Várias casas estão localizadas nas margens do rio e serão alagadas. De início, a equipe de defesa civil recomendou a transferência de seis famílias para um prédio público da prefeitura localizado no bairro João XXIII.
Já estão autorizados outros estabelecimentos para possíveis transferências de famílias desabrigadas. Na noite de quarta-feira, na zona oeste da cidade, a precipitação pluviométrica foi de 120 milímetros. O muro do colégio Dom Adelino Dantas desabou e duas casas caíram, mas sem vítimas. Um carro foi retirado pelos moradores no momento que era levado pela correnteza das águas, no bairro Walfredo Gurgel. Na manhã de hoje uma equipe da polícia rodoviária federal foi chamada até à ponte sobre o rio Sabugi.
Uma parte da cabeceira da ponte foi levada pelo rio. O trecho que liga Caicó a Jardim de Piranhas, Serra Negra do Norte, São Fernando e Timbaúba dos Batistas e conseqüentemente ao estado da Paraíba e região Oeste do Rio Grande do Norte corre o risco de ser interditado. Ao local também compareceu uma equipe do DNIT porque se trata da BR-427. Foi constatado que trata-se apenas de parte do aterramento que foi levado e não da estrutura da laje da ponte.
O policial rodoviário federal, Francimar, disse que se o nível do rio Sabugi aumentar muito a ponte poderá ser interditada. O DNIT afirma que somente baixando o nível do rio é que haverá condições de reparo na ponte. Ontem, sete bairros, localizados na zona norte, ficaram sem água em Caicó. A Caern informou que os moradores dos bairros Boa Passagem, Alto da Boa Vista, Samanaú, Salviano Santos, Recreio, Vila do Príncipe e Darcy Fonseca ficaram desabastecidos porque a força das águas deslocou a adutora existente no rio Seridó.
Uma equipe técnica estava trabalhando nesta quinta à tarde tentando contornar a situação. No restante da cidade, abastecida pelo sistema adutor do Itans, a situação estava normal. O Corpo de Bombeiros até a tarde de ontem ainda não tinha localizado o corpo do agricultor, João Batista de Medeiros, 63 anos. Ele saiu em uma moto, de casa, na manhã de quarta-feira. O veículo foi encontrado nas margens do rio Sabugi à altura da comunidade Bom Jesus. Ele teria entrado para se banhar. Os bombeiros tentaram resgatar o corpo mas ainda não tinham conseguido porque a correnteza do rio era muito forte. Os bombeiros aguardavam o corpo emergir.
Fonte: DN Seridó
Nenhum comentário:
Postar um comentário