quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Campeão do mundo de futsal é filho de caicoense

Muita gente acompanhou através da imprensa, principalmente pela televisão, os jogos do campeonato mundial de Futsal, quando a Seleção Brasileira se tornou campeã. Mas o que poucos saibam é que um dos heróis do selecionado canarinho é filho de caicoense.

Wilde Gomes da Silva nasceu no dia 14 de abril de 1981, em Orós, no Ceará. Foi levado por seus pais para São Paulo e lá iniciou uma trajetória de vencedor. Por telefone, a reportagem do DN Seridó conversou ontem pela manhã com o operário da construção civil, José Gomes da Silva (Dedé), que reside em Salto, São Paulo. Ele confirmou ser tio de Wilde, irmão do pai dele. “Eu morei aí em Caicó até 1979 e vim embora para São Paulo. Depois trouxe meu irmão, que é o pai de Wilde”, citou. Francisco Gomes da Silva (Neguinho), pai de Wilde, morou até o final da década de 70 no açude Itans, onde trabalhava como pescador.

Casado com Marlene Gomes, natural de Coremas na Paraíba, mudou-se para Orós no Ceará, onde seguiu com a mesma profissão de pescador. “Depois eu chamei meu irmão para vir morar comigo em Salto e ele veio pra cá trabalhar de ajudante na construção civil e depois na prefeitura”, cita Dedé.

Sobre a trajetória de Wilde, Dedé relata que ele começou a jogar Futsal quando tinha 8 anos de idade. “Tudo que ele é agradeça a Zu”, diz Dedé, referindo-se ao engenheiro civil José Messias de Almeida, seu amigo, que segundo ele, treinava crianças na cidade de Salto. Foi onde dirigentes do Banespa conheceram Wilde e de lá ele seguiu carreira no Futsal indo para a Espanha. Hoje ele atua no Espolzo Murcia F.S. e está na quarta temporada de Futsal na Espanha, sendo campeão duas vezes na Liga de Futsal da Espanha (2005/2006 e 2006/2007). Foi campeão espanhol em 2008, ganhou a supercopa espanhola em 2006 , Taça Ibérica em 2007 e mais recente o campeonato mundial de Futsal.

Dedé disse que os familiares de Wilde residem nas proximidades de sua casa. “Depois de muitos anos pretendo ir a Caicó ainda neste ano e pretendo levar o meu irmão, pai de Wilde, para a gente reencontrar os velhos amigos”, assinala, citando alguns nomes principalmente de pescadores, de quem ainda lembra.

Neguinho é filho de Raimundo Cazuza. Portanto, Wilde faz parte da tradicional família Cazuza, que introduziu em Caicó a produção de chapéus de couro e que está mais voltada atualmente para produção de bonés e outros tipos de chapéus. Wilde, após o título mundial, retornou para a Espanha. “Ele está muito bem, é um rapaz humilde, sempre que pode vem ao Brasil visitar seus pais. Ele ajuda muito aos seus pais que moram num condomínio aqui em Salto”, afirma Dedé Cazuza.

DN Seridó

Nenhum comentário: