quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Com um a menos, ABC bate o Potyguar-CN e assume vice-liderança

Num jogo em que atuou com um a menos durante todo o segundo tempo, o ABC bateu o perigoso Potyguar-CN no sufoco por 2 a 1 e se recuperou da derrota para o rival América, no último final de semana. Com o resultado, o alvinegro superou os curraisnovenses na tabela, subiu duas e assumiu a vice-liderança, com 16 pontos, um a menos que o líder Santa Cruz, que tem um jogo a menos. Os gols do alvinegro foram marcados por Paulinho Macaíba e Ivan, enquanto Roquete descontou para os visitantes, agora 5º colocado com 14 pontos.


Atuando com dois homens de contenção no meio e praticamente três zagueiros, o ABC começou a partida levando o susto. Aos dois minutos, Ivan deu um passe errado e a bola caiu no pé de Gil, que acionou Quirino e este bateu com perigo para Ranieri fazer grande defesa.

Após cinco minutos de pane, o ABC botou os nervos no lugar e começou a esboçar uma reação. No entanto, o time comandado por Heriberto da Cunha se ressentia de um poder maior de criação pelo meio-campo, setor em que apenas o jovem Gabriel era armador de ofício. Apesar disso, mais na base da vontade do que propriamente da técnica e das jogadas criativas, o ABC chegou com perigo a meta de Nílson.

Antes de abrir a contagem, a equipe de Ponta Negra desperdiçou pelo menos três boas chances, sendo duas com o xodó da torcida, o atacante Ivan Terrível. Aos 30 minutos, o ala Delano fez bela jogada pela esquerda, driblou dois adversários e cruzou. Simão bateu e a bola resvalou na zaga, sobrando para Paulinho Macaíba marcar com tranquilidade seu quinto gol na competição.

A vantagem alvinegra durou até os 38 minutos, quando os seridoenses chegaram ao empate. Depois de uma cobrança de escanteio, Quirino cabeceou, Ranieri pegou bem, mas no rebote Roquete marcou. O gol sofrido desestabilizou o ABC, que nos minutos finais vacilou em dois lances e quase cedeu a virada. Numa deles, de novo Roquete cabeceou livre com perigo.

Na volta para o segundo tempo o ABC sofreu logo uma baixa. O volante Simão, que já tinha amarelo, foi expulso após um carrinho violento no jogador adversário logo aos 30 segundos. Sob protestos da torcida e gritos de burro, o volante deixou o campo de cabeça baixa. Para sorte dele, mesmo com um homem a menos o ABC chegou ao gol. Aos 10 minutos, Ivan recebeu em profundidade, driblou o zagueiro e bateu forte para recolocar o alvinegro em vantagem.

Dois minutos depois, o técnico Heriberto da Cunha promoveu o reecontro do meia Sandro com a Frasqueira depois de seis anos. O meia entrou no lugar de Paulinho Macaíba, para fechar mais o meio-campo. Com a modificação, Gabriel passou a fazer ora as vezes de quarto homem de meio, ora a de atacante ao lado de Ivan, que passou a ter a função de desafogo, puxando os contragolpes.

Com a vantagem numérica no placar, mas sem conseguir escapar da marcação alvinegra, o técnico Neto Matias mexeu no Potyguar, sacando o zagueiro Maceió e colocando em campo o atacante Alvinho, abrindo mão do sistema com três defensores e passando a atuar no tradicional 4-4-2. Ainda na tentativa de mudar o panorama, Tiago entrou para o lugar de Alberto.

Aos 32 minutos, o time seridoense quase empatou numa cobrança de falta frontal batida com perigo por Leandro. Depois daí, Neto Matias lançou sua ultima cartada, colocando o atacante Gilcley no lugar de Leandro, passando a atuar com três atacantes. Apesar disso, os curraisnovenses não conseguiram furar o forte bloqueio armado por Heriberto da Cunha e o ABC conseguiu segurar o importante resultado. Na próxima rodada, o ABC recebe o Real, enquanto Potyguar joga em casa contra o Alecrim. Os dois jogos serão no sábado de carnaval.

FICHA:

ABC: Ranieri; Fabiano, Gaúcho e Ben-Hur; Simão, Erandir (Cauê), Tales, Gabriel e Delano; Ivan (João Paulo) e Paulinho Macaíba (Sandro). Técnico: Heriberto da Cunha.

Potyguar: Nílson; Maceió (Alvinho), Jefersson e Roquete; Leandro (Gicley), Emerson, Alberto (Tiago), Roberto e Nininho; Gil e Quirino. Técnico: Neto Matias.

Árbitro: Adonai Nagib

Cartões amarelos: Maceió, Jefersson (POT); Gaúcho, Delano, Erandir, Simão, Fabiano e Ben-Hur (ABC)

Cartão vermelho: Simão (ABC)

Renda: R$ 18.113,00

Público: 1.520

Local: Frasqueirão

Fonte: DN

Nenhum comentário: