Uma Comissão Técnica da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte visitou as instalações do Hospital do Seridó, onde funcionará a UTI Neo-Natal. É um projeto antigo do deputado estadual Vivaldo Costa, que há anos comanda a Fundação Hospitalar Carlindo Dantas, mantenedora do Hospital.
De acordo com Gibson Assunção Mendes, assessor técnico da Sesap, a UTI vai atender toda uma demanda de Caicó e região do Seridó. Quanto ao espaço físico, na opinião de Mendes, é bom e oferece todas as condições para a implantação de seis leitos. Técnicos da Vigilância Sanitária do RN também estarão visitando as instalações para concluírem a análise da estrutura.
Para facilitar a abertura da UTI a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte já dispõe de alguns dos equipamentos e o Hospital do Seridó também. "Precisamos sentar todas as partes interessadas para discutir quais as responsabilidades de cada entidade envolvida: Governo do Estado e a Fundação Carlindo Dantas", explicou Gibson Mendes.
Se não houver necessidade de realização de licitações para contratação de equipamentos, o assessor técnico acredita que, num prazo de aproximadamente dois meses. "Mas se houver licitação, vai demorar um pouco mais", complementou.
Com a instalação da UTI Neo-Natal, o assessor técnico acredita que Caicó e região ganharão um dos maiores investimentos em saúde. "Para se ter uma ideia, uma criança recém nascida prematura poderá ser salva aqui mesmo em Caicó, evitando que seja transportada para Currais Novos ou para Natal com uma distância de 280 quilômetros. As chances de ela sobreviver seria mais difícil", finalizou.
Fonte: Blog do Marcos Dantas
Nenhum comentário:
Postar um comentário