Prestem atenção nestes nomes: João Zacarias e Marcos, ambos com 17 anos, e Jambinho, 15(foto). Provavelmente vocês ainda vão ouvir muito esse nomes. São talentos que foram revelados em um trabalho de base em Currais Novos e que agora estão em divisão de base de grandes clubes.
Um dos responsáveis por essas descobertas foi o trabalho de base desenvolvido pelo coordenador técnico currais-novense Nilton Cesar, em parceria com o empresário natalense João Quebra-osso.
A parceria, que começou em janeiro de 2008, já tem bons frutos gerados. O João Zacarias está no Porto de Caruaru, recém contratado para o time profissional e já é pretendido por grandes clubes do país. Já Marcos está no time juvenil do Sport de Recife, recentemente foi campeão pernambucano. E Jambinho, está no Palmeiras, cortejado pelo Benfica, de Portugal.
Nilton César tem a função de observar e descobrir os talentos no interior do Estado. Em seguida repassa para o empresário em Natal, onde ele tem uma escolinha com 22 atletas de várias cidades do Estado. “Eles passam algumas semanas sendo observados e se aprovados são encaminhados para times brasileiros”, disse Nilton Cesar.
Para se ter uma idéia, atualmente João Quebra-osso empresaria jogadores em vários clubes do futebol brasileiro, entre eles, Sport de Recife, Porto de Caruaru, Portuguesa, Brazilis , no interior de São Paulo, além de Palmeiras, entre outros.
Agenciar jogadores tem seus riscos. Alguns empresários levam novos jogadores e quando não atingem os objetivos descartam sem nenhuma proteção. Nilton César, ressalva a importância de se preocupar com esse tipo de transação. “Quando as pessoas forem fechar esses tipos de contrato tem que verificar a procedência do empresário, e foi isso que eu fiz, o João é uma pessoa muito profissional e respeitada no meio, e tem um trabalho maravilhoso”, completou.
O trabalho de descobrir novos talentos é contínuo. Segundo César, outros jogadores estão sendo observados, inclusive no projeto que ele coordena “Criança no Rumo Certo”, em Currais Novos, além de jogadores de cidades da região.
A expectativa é que na Copa de 2014, onde Natal sediará jogos, encontre-se no elenco da Seleção Brasileira, um desses talentos. “Isso não é impossível, pois temos quatro anos de muito trabalho pela frente, e talento não é problema”, finaliza Nilton Cesar.
Fonte: Por Fátima Souza - Da RedaçãoFotos: Arquivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário