quarta-feira, 8 de julho de 2009

Cerveja com moderação é bom para atletas, aponta estudo

O Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) da Espanha apresentou estudo em que aponta a cerveja como uma boa forma de hidratação diária para atletas de alto rendimento. Segundo a BBC, o levantamento se embasou em relatórios e pesquisas de medicina, fisiologia e nutrição da Universidade de Granada.

A cerveja possui componentes que ajudam a recuperação do metabolismo hormonal e imunológico depois de atividade física intensa. Sem falar que ajuda na prevenção de dores musculares.

As doses diárias recomendadas – o patamar moderado – são três tulipas de 200 ml de cerveja (de 20g a 24g de álcool) para homens e duas para mulheres (10g a 12g) por dia.

Participaram da pesquisa 16 atletas universitários de 20 a 30 anos que alcançavam uma velocidade aeróbica máxima (VAM) de 14 km/h. Era necessário ser consumidor habitual e moderado de cerveja, "manter uma dieta mediterrânea", não ter hábitos tóxicos nem antecedentes familiares de alcoolismo.

Por três semanas, em baterias diárias de corrida de uma hora, sob escaldante sol de 35ºC. a turma parava para se hidratar. Ora com água, ora com uma gelada. O resultado foi a cerveja com a mesma capacidade de reposição de perdas hídricas que a água.

Antes que você se anime
Os pesquisadores espanhóis insistem que a garantia do benefício do consumo de cerveja depende da moderação, já que o excesso de álcool não é metabolizado pelo organismo, prejudicando o sistema nervoso central. O mais recomendado seria ainda beber durante as refeições, com duas horas de espera antes ou depois da atividade.


Catsal/Wikipedia
O autor
Quem estufa o peito para reivindicar os benefícios da cerveja é o cardiologista do Real Madrid e ex-jogador de basquete, Juan Antonio Corbalán (foto), medalha de prata nas Olimpíadas de Los Angeles (1984). A primeira vez que o estudo foi apresentado foi em maio de 2007.




Fonte: FUTEPOCA

Nenhum comentário: