História do Futebol do Rio Grande do Norte
Primórdios do futebol no Rio Grande do Norte
A difusão do futebol ou "football", esporte de origem inglesa, em escala planetária se dá a partir do período compreendido entre 1880-1900. A versão oficial sobre a introdução do esporte bretão no território brasileiro, reza que o mesmo foi trazido para o Brasil em 1894, através de um paulista , filho de imigrantes ingleses, chamado Charles Miller, que desembarcou de volta ao país naquele ano após uma temporada de estudos na Inglaterra trazendo na bagagem duas bolas de futebol, livros sobre as regras do jogo e sua experiência como jogador do time inglês do Southampton e da seleção do condado de Hampshire.
Estudos conduzidos recentemente, porém, dão conta de que na verdade o futebol teria sido introduzido no país pelo menos 15 anos antes de Charles Miller por inspiração dos irmãos jesuítas ingleses Robert e Willame Godding, no Colégio São Luís, de Itú-SP, que praticavam o mesmo "football" jogado à época na Universidade de Eton, na Inglaterra. Miller estaria, portanto, mais próximo de ter sido um divulgador do esporte no país.
A introdução do futebol em terras potiguares
Em terras potiguares, segundo o jornalista e pesquisador Luiz G. M. Bezerra, o futebol foi introduzido por Fabrício e Fernando Pedroza, dois irmãos que estudavam na Inglaterra, que em 1903 chegaram a Natal com uma bola de futebol e algum conhecimento das regras. Estes, juntamente com outros jovens abastados da cidade (famílias Maranhão, Barreto, Tavares e Roselli), envidaram na aurora do século passado esforços no sentido de fundarem os primeiros clubes voltados à prática do futebol no estado do Rio Grande do Norte. Assim, em 12 de outubro de 1904, surgia o Sport Club Natalense fundado pelos dois irmãos Pedroza e outros jovens pebolistas. Este é o primeiro registro de um clube de futebol a ter sido fundado no nosso estado. Naquela época, o futebol era praticado em terrenos descampados, em localidades onde hoje estão, por exemplo, as praças André de Albuquerque (Rua Grande) e Pedro Velho, ou no Polígono de Tiro Deodoro, no Tirol. As regras oficiais do esporte não eram seguidas ao pé-da-letra, até por desconhecimento das mesmas, o que não impediu o surgimento de muitos clubes de vida efêmera, que disputavam partidas amadoras entre si. Entre eles destaca-se o time do PRC (Partido Republicano Conservador), fundado em 1914 pelo neto do governador Ferreira Chaves, que fazia seus jogos no grande quintal da residência oficial.
Conta-se até que naqueles tempos, o simples estouro de uma bola poderia significar o fim de uma agremiação esportiva, pois seus membros ficavam impossibilitados de treinar e então debandavam para outros clubes. O verdadeiro conhecimento das regras e a sua aplicação no território potiguar, só aconteceria mais tarde, ainda segundo Luiz G. M. Bezerra, com a chegada a Natal proveniente da Suiça, do estudante universitário Alberto Roselli, que tendo conhecido o "football" por lá, trouxe uma maior organização à prática deste esporte no nosso estado, tendo atuado inclusive como árbitro em várias partidas.
Este tipo de organização amadora duraria até 1915, quando foram fundados os primeiros clubes efetivamente organizados no estado: o ABC, América e Alecrim, todos na cidade de Natal. A Federação de Futebol do Rio Grande do Norte, inicialmente com o nome de Liga de Desportos Terrestres, seria finalmente fundada no ano de 1918, e o primeiro campeonato estadual seria organizado, disputado e finalizado no ano seguinte.Ano: 1919
Campeão: América (vice: Centro Esportivo)
Participantes: 3 (América, Centro Esportivo e ABC)




Nenhum comentário:
Postar um comentário