A Associação Cultural Esporte Clube Baraúnas é um clube brasileiro de futebol, da cidade de Mossoró, no Estado do Rio Grande do Norte. Foi fundado como um bloco carnavalesco, em 1924. O clube só passou a ter um time de futebol trinta e seis anos depois. Suas cores são verde, branco e vermelho.É também o time de maior torcida do interior do RN,e o maior clube do interior do RN[carece de fontes].
O clube passou a ser conhecido em nível nacional após chegar às quartas-de-finais da Copa do Brasil de 2005. Durante a campanha na competição, desbancou o favoritismo de clubes como América-MG, Vitória-BA e Vasco-RJ. O confronto contra o clube carioca entrou para história do Baraúnas, pois, em pleno Estádio São Januário, aplicou uma goleada por 3x0, colocando pela primeira vez um clube potiguar entre os 8 melhores da Copa do Brasil.
Em 2006 aconteceu a primeira final entre clubes mossoroenses e o Baraúnas conquistou o primeiro título do Campeonato Potiguar de sua história.
TÍTULOS
Estaduais
Campeonato Potiguar: 2006.- Vice-Campeonato Potiguar: 2 vezes (1981 e 1987).
Copa RN: 2 vezes (2004 e 2007).- Torneio Início: 3 vezes (1981 e 1988).
Outras Conquistas
- Campeonato Mossoroense: 5 vezes (1961, 1962, 1963, 1967 e 1977).
- Troféu Jornalista Souza Silva: 1987.
- Copa Oeste: 2000.
- Torneio de Verão: 2001.
- Torneio Seletivo para o Brasileiro da Série C: 2004.
Presidentes
Curiosidades
- A origem do nome Baraúnas vem dos primeiros habitantes do local onde surgiria a cidade de Mossoró. Na margem esquerda do Rio Apodi, viviam os monxorós (tribo que deu nome à cidade). O cacique da tribo recebia a denominação de baraúna.
Em princípios do ano de 1924, antes do carnaval, o Sr. Vicente Eufrásio fundou um bloco denominado Baraúnas, em homenagem ao cacique que dirigia a tribo Monxorós. O bloco carnavalesco, que existiu até a década de 80 (quando foi extinto o carnaval de rua em Mossoró), apresentava as cores vermelho, verde e branco, e originaria, anos mais tarde, a Associação Cultural Esporte Clube Baraúnas.
Polêmicas
- No ano de 2006, quando o Baraúnas já era campeão estadual, a Justiça Desportiva do Rio Grande do Norte reverteu o título do clube, graças a uma briga nos tribunais envolvendo ABC e ASSU.
Os dois clubes pleiteavam uma vaga na semifinal do Campeonato Potiguar daquele ano, vaga esta que acabou ficando com o ABC. Porém, este seria eliminado pelo Potiguar nas semifinais. O ASSU, por sua vez, recorreu ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva, no Rio de Janeiro, e conseguiu anular as partidas disputadas pelo ABC nas semifinais. Entretanto, após disputa em campo com o Potiguar, o ASSU também foi eliminado.
Na decisão do campeonato, a qual fora repetida após a anulação das partidas, o Baraúnas bateu novamente o Potiguar e foi o campeão.
- O Baraúnas foi eliminado da Copa do Brasil de 2007 por um erro da CBF. O Baraúnas havia eliminado o Vitória; entretanto, o STJD desclassificou o clube por ter supostamente utilizado um jogador não inscrito na competição.
Posteriormente, a CBF admitiu que seu departamento de registro havia cometido um equívoco, porém sem reaver a vaga conquistada pelo Baraúnas.
Santo Padroeiro
O Baraúnas tem Santa Luzia como protetora, que é a padroeira dos mossoroenses.
Ídolos
- Etevaldo (anos 60)
- Romildo (anos 80)
- Cícero Ramalho (anos 90 e 00)
- Isaías (anos 90 e 00)
- Nildo (anos 90 e 00)
- Itamar Cabral ( anos 70 e 80)
Ranking da CBF
- Posição: 175º
- Pontuação: 21 pontos
Ranking criado pela Confederação Brasileira de Futebol que pontua todos os times do Brasil.
Rivalidade
Seu principal rival no futebol é o Potiguar, também da cidade de Mossoró.
Nenhum comentário:
Postar um comentário