sábado, 21 de novembro de 2009

UM POUCO DA HISTÓRIA DOS PARTICIPANTES DO ESTADUAL 2010

A Associação Cultural Esporte Clube Baraúnas é um clube brasileiro de futebol, da cidade de Mossoró, no Estado do Rio Grande do Norte. Foi fundado como um bloco carnavalesco, em 1924. O clube só passou a ter um time de futebol trinta e seis anos depois. Suas cores são verde, branco e vermelho.É também o time de maior torcida do interior do RN,e o maior clube do interior do RN[carece de fontes?].


O Baraúnas foi fundado em 14 de janeiro de 1960. Em 1981, foi vice-campeão estadual, feito que seria repetido em 1987.

O clube passou a ser conhecido em nível nacional após chegar às quartas-de-finais da Copa do Brasil de 2005. Durante a campanha na competição, desbancou o favoritismo de clubes como América-MG, Vitória-BA e Vasco-RJ. O confronto contra o clube carioca entrou para história do Baraúnas, pois, em pleno Estádio São Januário, aplicou uma goleada por 3x0, colocando pela primeira vez um clube potiguar entre os 8 melhores da Copa do Brasil.

Em 2006 aconteceu a primeira final entre clubes mossoroenses e o Baraúnas conquistou o primeiro título do Campeonato Potiguar de sua história.

TÍTULOS

Estaduais

Outras Conquistas

Presidentes

1960 Francisco Martins de Medeiros (Chico Geraldo)
1964 João Gomes de Lima
1965 Aníbal Rebouças Duarte
1966 Antônio de Medeiros Gastão -
1967 Ismael Fernandes Siqueira (Siqueirinha)
1969 Jaércio Maria Carlos Vidal
1970 Miguel Marcelino Fernandes
1971 Antônio Paulo Matoso (Saburá)
1972 Alcimar Torquato de Almeida -
1973 Luiz Escolástico Bezerra
1976 Francisco Canindé Queiroz e Silva
1977 Luiz Escolástico Bezerra 10º
1980 Jonas Bezerra da Costa (Dão) 11º
1981 Luiz Escolástico Bezerra 12º
1982 Nicéas Alves Ferreira 13º
1983 Luiz Escolástico Bezerra 14º
1985 Edmilson Teixeira da Silva 15º
1987 Umbelino Bezerra Filho (Bila) -
1990 Adjano Pereira do Nascimento 16º
1991 O BARAÚNAS LICENCIOU-SE DA FNF 17º
1992 Paulo César Duarte Gomes -
1993 O BARAÚNAS LICENCIOU-SE DA FNF -
1994 Umbelino Bezerra Filho (Bila) 18º
1995 Adhemar Dantas Cortês 19º
1996 Umbelino Bezerra Filho (Bila) 20º
1998 João Newton da Escóssia Júnior 21º
1999 Jean Charles de Queiroz -
2001 José Ivan da Silva -
2003 José Carlos de Brito 22º
2004 João Dehon da Rocha 23º
2008 Paulo César de Oliveira 24º

Curiosidades

  • A origem do nome Baraúnas vem dos primeiros habitantes do local onde surgiria a cidade de Mossoró. Na margem esquerda do Rio Apodi, viviam os monxorós (tribo que deu nome à cidade). O cacique da tribo recebia a denominação de baraúna.

Em princípios do ano de 1924, antes do carnaval, o Sr. Vicente Eufrásio fundou um bloco denominado Baraúnas, em homenagem ao cacique que dirigia a tribo Monxorós. O bloco carnavalesco, que existiu até a década de 80 (quando foi extinto o carnaval de rua em Mossoró), apresentava as cores vermelho, verde e branco, e originaria, anos mais tarde, a Associação Cultural Esporte Clube Baraúnas.

Polêmicas

  • No ano de 2006, quando o Baraúnas já era campeão estadual, a Justiça Desportiva do Rio Grande do Norte reverteu o título do clube, graças a uma briga nos tribunais envolvendo ABC e ASSU.

Os dois clubes pleiteavam uma vaga na semifinal do Campeonato Potiguar daquele ano, vaga esta que acabou ficando com o ABC. Porém, este seria eliminado pelo Potiguar nas semifinais. O ASSU, por sua vez, recorreu ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva, no Rio de Janeiro, e conseguiu anular as partidas disputadas pelo ABC nas semifinais. Entretanto, após disputa em campo com o Potiguar, o ASSU também foi eliminado.

Na decisão do campeonato, a qual fora repetida após a anulação das partidas, o Baraúnas bateu novamente o Potiguar e foi o campeão.

  • O Baraúnas foi eliminado da Copa do Brasil de 2007 por um erro da CBF. O Baraúnas havia eliminado o Vitória; entretanto, o STJD desclassificou o clube por ter supostamente utilizado um jogador não inscrito na competição.

Posteriormente, a CBF admitiu que seu departamento de registro havia cometido um equívoco, porém sem reaver a vaga conquistada pelo Baraúnas.

Santo Padroeiro

O Baraúnas tem Santa Luzia como protetora, que é a padroeira dos mossoroenses.

Ídolos

  • Etevaldo (anos 60)
  • Romildo (anos 80)
  • Cícero Ramalho (anos 90 e 00)
  • Isaías (anos 90 e 00)
  • Nildo (anos 90 e 00)
  • Itamar Cabral ( anos 70 e 80)

Ranking da CBF

  • Posição: 175º
  • Pontuação: 21 pontos

Ranking criado pela Confederação Brasileira de Futebol que pontua todos os times do Brasil.

Rivalidade

Seu principal rival no futebol é o Potiguar, também da cidade de Mossoró.


Nenhum comentário: