SEEL planeja os Jogos Abertos
Vários jovens valores no esporte potiguar abandonam seus sonhos de serem atletas de fama internacional pela falta de incentivo e de competições no Rio Grande do Norte. Para suprir essa lacuna, a Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (SEEL), está desenvolvendo um projeto, junto as Prefeituras de alguns municípios do interior do estado para realizar, pela primeira vez no Norte/Nordeste, os Jogos Regionais do Interior e, posteriormente, os Jogos Abertos do Interior. A ideia, surgiu depois de uma análise feita pela secretária e ex-atleta, Magnólia Figueiredo.
Rodrigo Sena
Para a secretária, os Jogos Abertos vão servir para suprir a ausência de provas no interior do Estado
“Depois de participar de um seminário no sul, pude perceber que o esporte, de uma forma geral, é bem mais desenvolvido nos estados que promovem jogos no interior, como São Paulo, que é o maior do Brasil, Paraná e Rio Grande do Sul. Foi então que decidi implantar esse tipo de competição aqui no Rio Grande do Norte”, revela Figueiredo.Para a secretária, os Jogos Abertos vão servir para suprir a ausência de provas no interior do Estado
A princípio, apenas três modalidades farão parte dos Jogos Regionais do Interior, considerado como a primeira fase de competições. Atletismo, futsal e vôlei. “Essas modalidades foram escolhidas por terem o maior número de atletas inscritos nos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte, os Jern´s. E também por serem mais praticadas no interior do estado”, afirma Magnólia.
A intenção é de que atletas recém-saídos dos, aqueles jovens acima dos 17 anos de idade, possam continuar treinando e competindo na sua modalidade e não precise abandonar o esporte por falta de competição. A faixa etária dos Jogos serão dos 17 aos 25 anos de idade.
Serão quatro cidades-sedes no interior: João Câmara, Açu, Currais Novos e Pau dos Ferros. Cada uma vai acolher outras três cidades, totalizando assim, 16 municípios participantes do primeiro Jogos Regionais do Interior. A expectativa da SEEL, é de que os jogos sejam disputados ainda no primeiro semestre de 2010.
O primeiro e segundo lugar de cada cidade sede estará, automaticamente classificado para a grande final, que será os Jogos Abertos do Interior. A princípio, marcado para a cidade de Caicó, no segundo semestre do próximo ano.
“Vários prefeitos pediam que a secretaria realizasse algum tipo de competição em suas cidades, porque eles só dispõem dos Jern´s. Então, uni o útil ao agradável, com essa ideia dos Jogos no interior do estado. Como vai ser nossa primeira edição, temos que contar com o apoio das prefeituras para ajudar nos investimentos. Cada cidade sede vai ser responsável pela alimentação, alojamento, organização e estrutura física. A secretaria vai arcar com as despesas de material esportivos, premiação e arbitragem”, afirmou Magnólia.
O transporte e alimentação extra, deverá ser custeada pela cidade visitante.
Cada Prefeitura será responsável pela formação das equipes, mas, com uma ressalva, por parte da SEEL. “Qualquer pessoa dentro da faixa etária divulgada, vai poder participar. Sei que os municípios vão querer conquistar o título a qualquer custo, mas, peço as Prefeituras que invistam nos jovens valores, e não formem equipes apenas com atletas profissionais”, pede a titular da secretaria estadual de esportes.
“Não será apenas uma festa para o esporte potiguar. Será uma grande festa de inclusão social entre as cidades participantes. Vamos dar uma lição de cidadania com os Jogos. Além de aproximar a nossa secretaria dos atletas que vivem no interior. Com certeza vamos mexer com o Rio Grande do Norte”, finaliza Magnólia Figueiredo.
Fonte:TN
Nenhum comentário:
Postar um comentário