RN 1500: A Odisséia anuncia campeões de 2010
Publicado por Freire Neto em 04/04/10
Alegria, cansaço e alma lavada. A chegada da décima terceira edição do Rally RN 1500 em Natal neste domingo (4/4) foi um misto de emoções. Tanto competidores quanto a equipe da prova demonstraram sensação de missão cumprida. Essa foi considerada uma das maiores e melhores edições desde 1994. Foram cerca de 1.200 quilômetros de pura aventura com cenários de praia, serra e sertão. A chuva, diferente do ano passado, não atrapalhou. O sol reinou intenso durante quase todo o tempo nos quatro dias de prova. No final, a vitória entre os carros ficou com Marcos Moraes e Du Sachs. Nas motos, Zé Hélio foi tri-campeão. Já entre os quadriciclos, o cearense Tom Rosa ficou com o lugar mais alto do pódio. Os resultados completos podem ser encontrados na barra lateral direita do site oficial (www.rn1500.com.br).
Foto: Dfotos - Doni Castilho
O último dia de prova foi marcado pelo sobe e desce e curvas sinuosas com muito cascalho na "Especial das Serras". As equipes largaram por volta das 9h30 e percorreram 267 quilômetros de Currais Novos a Natal, sendo 129 quilômetros cronometrados, passando por cidades como São vicente, Tenente Laurentino Cruz, santana do Matos, Bodó, Cerro Corá e São Tomé. Durante os quatro dias, foram mais de 50 cidades, incluindo um trecho por São Miguel do Gostoso, onde alguns veículos chegaram a mais de 200 quilômetros por hora nessa que é a única especial de velocidade cronometrada à beira-mar do Brasil.
A prova é a segunda maior da categoria no país, ficando atrás somente do rally Internacional dos Sertões. O organizador dessa última foi o vencedor no geral entre os carros, ao lado do navegador Du Sachs. "Fico muito feliz de ver o quanto o rally RN 1500 cresceu nos últimos anos. Sei da dificuldade que é fazer uma prova grande. Todos estão de parabéns", disse Marcos Moraes.
"Estamos realmente orgulhosos. O fim do RN 1500 foi um verdadeiro desabafo. Ficamos com alguma coisa presa na garganta depois dos cancelamentos por causa das chuvas no ano passado. Agora isso passou. pela primeira vez na vida vi um rally que termina sem qualquer reclamação por parte dos competidores", disse o diretor de prova Deco Muniz.
Para Kleber Tinoco, diretor geral do rally RN 1500, "esse foi definitivamente o sinal de amadurecimento da competição. Os imprevistos foram mínimos, e o feedback que tive por parte dos competidores me dão a certeza de que fizemos um grande evento esportivo, que leva mundo a fora de uma forma muito positiva os cenários potiguares", explicou.
A temperatura chegou a superar 42 graus, levando ao limite da exaustão principalmente os competidores de motos e quadriciclos, que só tiveram a chance de diminuir o calor na passagem de um rio no percurso. O vencedor das motos José Hélio contou as dificuldades, que fizeram do RN 1500 referência em cross country. "Foi tudo fantástico. É o autêntico rally cross country, com tudo quanto é tipo de terreno e condição de pilotagem. Não vim com a intenção de vencer. Fiquei oito meses afastado devido a uma contusão na coluna. Estou Fazendo uma boa recuperação. Mas fico muito feliz com o troféu".
O resultado foi divulgado no início da noite no Vila Hall, área de eventos do Hotel Vila do Mar, na Via Costeira. Além dos vencedores gerais de motos, quadriciclos e carros, foram anunciados também os vencedores por categoria. Na categoria principal, a Super Production, José Hélio foi tri-campeão. Ele foi seguido por Juca Bala e Tiago Fantozzi. Entre as motos da rally Brasil, a vitória ficou com João Alfredo, piloto natural de Currais Novos. Ele foi seguido por Leonardo Martins e Antônio de Pádua. Todos potiguares. Na Production, vitória de Vicenzo Sorza (RN), Glauber Barreto (RN) e Ruy Turza (PE). Já na Sport, Fábio Henrique (RN), José Irineu (CE) e Diogo Bertão (PE) foram os campeões. Entre os quadriciclos, vitória de André Taidy (SP), Eduardo Queiroga (PB) e Heronaldo de Andrade (PB). Nos quadriciclos até 450 cilindradas, vitória merecida de Tom Rosa, seguida por Haroldo de Sá e Rodrigo Varela.
A prova dos carros foi um show à parte. Na categoria Prototipo, vitória geral e por categoria de Marcos Moraes e Du Sachs (SP), seguidos pela dupla José Medeiros/Joselito Jr (AL) e paulo Pichini/Paulo Coelho (SP). Na Production, vitória de ando Bispo e Robledo Nicoletti (CE), seguidos por Bartolomeu de Cavalho e Welligton Resende (PE/RN) e Willem van Hees e Doris van Hees (SP). Para finalizar, a Superproduction teve vitória de Reinaldo Varela e Youssef Hadad (SP), Regis Braga e Vinicius Castro (BA) e Luiz Facco e Silvio Deusdara (SP).
O Rally RN 1500 é uma organização da KTC Produções, com o patrocínio da Petrobras/Lubrax e Governo do Rio Grande do Norte/Emprotur, sob a supervisão das Confederações Brasileira de Automobilismo e Motociclismo - CBA e CBM. A prova conta ainda com o apoio da Gestus - soluções em gestão, Sebrae/RN - Roteiro Seridó, Prefeitura do Natal e Escola & Escritório, além da Prefeitura de Guamaré. A promoção é dos programas Motores & Ação Nordeste (RN, CE, PE e PB), Site
Monitoramento GPS é pura diversão!
Publicado por RICCARDO CARVALHO em 03/04/10 às 17:23 na(s) categoria(s) Releases
Muitas risadas no escritório de apuração. "Foi o dia no qual vimos mais erros absurdos de navegação", brinca o diretor da Mr. Bits André Alcantara (www.mrbitsonline.com.br). O sistema utilizado no rally RN 1500 mostra o deslocamento dos veículos atualizado a cada segundo. "Isso é muito bom, porque evita qualquer aborrecimento de ambas as partes. Quando os pilotos e navegadores nos procuram com dúvidas, tudo é prontamente esclarecido", diz André. Além do relatório automático, é possível visualizar o deslocamento animado dentro do mapa da prova.
Liberados resultados parciais do terceiro dia
Acabam de sair os resultados parciais de motos e quadris do terceiro dia de provas do Rally RN 1500. Entre as motos, deu Zé Hélio, seguido por Juca Bala e Tiago Fantozzi. Nos quadris, Haroldo de Sá fez o menor tempo, seguido por Heronaldo de Andrade e André Taidy. No carros, a dupla Luiz Facco/Silvio Deusdara andou mais rápido. Reinaldo Varela e youssef Hadadd vem na sequencia, seguidos por Jean Azevedo e Emerson Cavassin. Vale lembrar que os resultados parciais ainda são passíveis de penalizações, e podem mudar.
Fotos: Doni Castilho (DFotos)
Fotos: Sabiá
Equipes partem para o terceiro dia
Publicado por RICCARDO CARVALHO em 03/04/10 às 12:00 na(s) categoria(s) Releases
A largada da especial de velocidade do terceiro dia do rally RN 1500 está prevista para começar às 12h. Todas as máquinas já partiram para o município de Acari, distante cerca de 35 quilômetros de Currais Novos - cidade sede do segundo e terceiro dia. De lá, eles correm 100 quilômetros contra o relógio passando por Cruzeta, São Vicente e Florânia. O percurso total do dia é de 178 quilômetros.
Foto: Donizetti Castilho - DFotos
Quadriciclo 53: Rodrigo Varela arrepia no cascalho e fica com o melhor tempo do segundo dia
Fotos: Thiago Padovanni
Nenhum comentário:
Postar um comentário