terça-feira, 18 de maio de 2010

Divulgadas as atrações musicais do Forronovos/2010

02 /06 – Ferro na Boneca

03/06 – Furacão do Forró e Grupo Seridó

04/06 – Kaçuletas do Forró e Frank Miranda

05/06 – Mauricinhos do Forró e Ivo do Acordeon

06/06 – Forró Resenha e Zé Machado

07/06 – Antonio Macedo e Artistas da Terra

08/06 – Cavaleiros do Forró e Forró da Terra

09/06 – Pega na Boneca e Otávio Santiago

10/06 – Collo de Menina e Antonio Lins

11/06 – Deixe de Brincadeira e Rella Bucho

12/06 Aryaxé e Forró Tá Danado de Bom


Brincadeira!!!!

MEC planeja criação de 'Enem' para professores

Exame nacional poderá ser usado para seleção de educadores.
Adesão de secretarias estaduais e municipais será facultativa.

O Ministério da Educação (MEC) trabalha na criação de um concurso nacional para selecionar professores para a rede pública de ensino. O ministério pretende realizar a primeira prova do Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente em 2011. Na primeira edição, poderão participar educadores dos primeiros anos do ensino fundamental (1º ao 5º ano) e da educação infantil.

A seleção será parecida com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e também ficará sob responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). O professor fará a prova e poderá usar a nota para ingressar em qualquer uma das redes de ensino que aderirem ao programa.

As secretarias que decidirem aderir ao exame terão liberdade para usar a nota para a seleção em fase única ou como primeira fase do processo. A abertura dos concursos também poderá ser feita a qualquer momento dependendo da necessidade de cada rede de ensino. Como o Enem, a prova será anual.

Segundo a coordenadora-geral de instrumentos e medidas educacionais do Inep, Gabriela Moriconi, um documento com a concepção do exame e temas que farão parte do exame serão disponibilizados para consulta pública no site do Inep a partir desta quarta-feira (19).

De acordo com Gabriela, a prova terá vários temas, como metodologia de ensino, políticas educacionais, direito e conteúdos específicos. Para criar o programa, foram analisados países que buscam ter um padrão de professores. Esses países foram Austrália, Canadá, Cingapura, Chile, Cuba, Estados Unidos e Inglaterra.

“São países com sistemas de ensino e contextos diferenciados, mas todos entendem que o bom professor tem de ter domínio do conteúdo que vai lecionar e conhecer as metodologias de ensino”, disse Gabriela.

Professores, universidades, estados e municípios vão poder opinar sobre o modelo da prova durante os 45 dias de consulta pública. “Após esse período, equipes técnicas do Inep irão trabalhar para fechar a matriz do exame. Pretendemos ter um banco de questões para a prova até o fim do ano”, disse Gabriela.

De acordo com a coordenadora, secretarias estaduais e municipais do país mostraram interesse no projeto. "Apresentamos ao Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), que se mostrou receptivo à ideia", disse.

Fonte:G1.globo.com


Agora eu lembro de um ditado popular

"Rico Correndo é Atleta, Pobre correndo é ladrão"

"Rico Roubando é desvio, Pobre roubando é roubo mesmo"

Ô povo ladrão !!!!

MEC descobre desvio de R$ 1,2 bilhão em verbas para educação básica

Parte dos recursos foi utilizada pelos estados para custear outras atividades.
Balanço mostra que o rombo pode ser maior, totalizando R$ 2,1 bilhões.

O Ministério da Educação (MEC) descobriu um desvio de R$ 1,2 bilhão em recursos que deveriam ser aplicados no ensino básico. Em 2009, 21 estados deixaram de repassar parte das verbas para o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), principal mecanismo de financiamento da rede pública de ensino. Parte dos recursos foi utilizada pelos estados para custear outras atividades, como informa reportagem do jornal "O Globo" desta segunda-feira (10).

O MEC já informou aos tribunais de conta dos estados e municípios a respeito da irregularidade. Tais órgãos são responsáveis pela fiscalização do Fundeb. Segundo o coordenador-geral do Fundeb, Vander Oliveira Borges, o MEC aguardará a decisão destes órgãos. “Os tribunais vão decidir se há valor a ser compensado”, afirmou.

De acordo com Borges, o valor que os estados deixaram de repassar “prejudica muito” a educação básica. “Se o dinheiro não é repassado na sua totalidade para a função especificada na lei, é um grande prejuízo para a educação básica”, explicou. Borges utilizou como o exemplo o salário dos professores. “Dos recursos do Fundeb, 60% são destinados para a remuneração de magistério”, afirmou.

Os desvios podem ter ocorrido devido a manobras contábeis de alguns estados que resultaram em transferências menores. Em alguns casos pode ter ocorrido erro contábil. Segundo o MEC, entre os 21 estados que não repassaram integralmente recursos ao Fundeb, São Paulo é o maior devedor em valores absolutos, com R$ 660 milhões. O valor equivale a 3,9% do montante que o governo de São Paulo repassou ao Fundeb em 2009.

O Espírito Santo possui a segunda maior dívida: R$ 259 milhões. Mas em termos percentuais, o estado é líder, deixando de aplicar 22,2 % das verbas devidas. O Rio de Janeiro deve R$ 29 milhões, o equivalente as 0,7% da arrecadação destinada ao fundo.

O balanço de contas foi publicado no Diário Oficial no dia 19 de abril. O balanço mostra que o rombo pode ser maior, totalizando R$ 2,1 bilhões, caso sejam contabilizados R$ 921 milhões que o governo do Distrito Federal deixou de injetar no Fundeb. Até o ano passado, o Distrito Federal não utilizava a conta específica do fundo. Assim o ministério não tem como saber se realmente houve que qualquer tipo de desvio ou sonegação no DF.

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