quinta-feira, 20 de maio de 2010

Futebol também é Cultura!!!!

Sábado 22/05/2010 Icasa/CE X América/RN

Conheça um poudo da Cidade onde o América fará seu próximo jogo!!!


Juazeiro do Norte - Ceará - Brasil


Histórico do Município

Juazeiro do Norte
A Terra do Padre Cícero

Localização


A cidade de Juazeiro do Norte está localizada no extremo sul do Estado do Ceará, no chamado Vale do Cariri, distante cerca de 563 km de Fortaleza, pela BR 116. É uma das maiores cidades do interior nordestino. A área do Município é de 234 km2.


Limites


Ao norte, com Caririaçu; ao sul, com Barbalha; a leste, com Missão Velha e a oeste, com Crato.


Altitude


Juazeiro do Norte está a 377 m em relação ao nível do mar. O ponto mais elevado é a Serra do Horto, onde foi erigido o Monumento do Padre Cícero, com 22 m de altura (14 m de estátua e 8 m de pedestal), o terceiro do mundo em altura. A gigantesca estátua foi obra do escultor pernambucano Armando Lacerda e foi inaugurada em lº de novembro de 1969, pelo então Prefeito Mauro Sampaio.


Clima


Semi-árido, com médias de temperaturas entre 22-35 graus. De junho a agosto faz um pouco de frio. A época chuvosa geralmente vai de janeiro a abril. O município é banhado pelo Rio Salgadinho, que nasce na vizinha cidade de Crato.


População


Cerca de 250 mil habitantes, sendo que a maior parte se concentra na zona urbana. A população de Juazeiro do Norte é bastante heterogênea. Há praticamente pessoas de todos os Estados nordestinos, muitos dos quais romeiros, que para aqui vieram atraídos pela fama do Padre Cícero. A população nativa representa hoje menos da metade do total.

Uma característica marcante é o fato de muita gente aqui ter o nome de Cícero ou Cícera, em homenagem ao Padre Cícero, o fundador da cidade. Outra característica marcante da população é vestir luto todo dia 20, devido a promessa feita ao Padre Cícero, que morreu no dia 20 de julho de 1934. Padre Cícero sempre recomendou à população que orasse e trabalhasse. Daí porque aqui, cada oficina é um lar e cada lar uma oficina.

Origem


O lançamento da pedra fundamental de uma capela em honra de Nossa Senhora das Dores, em 15 de setembro de 1827, no local denominado Fazenda Taboleiro Grande (município de Crato), de propriedade do Brigadeiro Leandro Bezerra Monteiro, marca o início da história do lugar que é hoje a cidade de Juazeiro do Norte.


Conta-se que três frondosos juazeiros existentes em frente à capela, à margem da antiga estrada Missão Velha - Crato, passaram a ser pousada obrigatória de viajantes e tropeiros, que viviam em andanças pelos sertões. Com o tempo, começaram a surgir as primeiras moradias e pontos de negócios, tendo início o povoamento. A fundação da cidade, porém, se deve ao Padre Cícero.


Etimologia


O topônimo Juazeiro deve-se a uma conhecida árvore, muito comum no Nordeste, que resiste à seca mais inclemente, permanecendo sempre viçosa, chamada cientificamente Ziziphus juazeiro. A palavra é híbrida, tupi-portuguesa: juá ou iu-á (fruto de espinho) + o sufixo eiro.

Nenhum comentário: