sábado, 2 de abril de 2011

ABC X AMÉRICA!!!

A fundação do América Futebol Clube
Francisco Lopes        Por sua vez, o América de Natal, o América Futebol Clube, foi fundado em 14 de julho de 1915, na residência do juiz Joaquim Homem de Siqueira, situada na rua Vigário Bartolomeu (outras fontes citam a rua Vaz Gondim). Seu 1º presidente foi o amazonense radicado em Natal, Francisco Lopes de Freitas (foto). Curioso saber que as cores iniciais do clube eram o azul e o branco, e não o vermelho e o branco atuais. A oficialização jurídica do clube tem uma história curiosa. Sobre isto, existe uma versão que diz que o então Coronel Júlio Canavarro de Negreiros Melo, no dia 3 de junho de 1918, furou a única bola que o clubetinha para treinar e jogar, tendo sido o América obrigado a possuir personalidade jurídica para poder entrar com uma ação indenizatória. Para tanto, os Estatutos foram registrados pela primeira vez no dia 3 de julho de 1918, no Primeiro Ofício de Notas, em documento assinado pelo então presidente Oswaldo da Costa Pereira. Diferentemente do ABC, os jogadores do América eram provenientes do bairro da Cidade Alta, e eram conhecidos como "Xarias". Nos seus primeiros sete anos de existência, os recursos financeiros do clube vinham em grande parte do bolso de Aguinaldo Tinôco, um dos seus fundadores e que também era zagueiro e capitão do time. Orestes Silva foi outro famoso benemérito do clube nos seus primórdios.







A fundação do ABC Futebol Clube

     O ano de 1915 foi importantíssimo para o futebol do estado. Naquele ano, eram fundados os primeiros três clubes devidamente organizados no estado do Rio Grande do Norte: o ABC, o América e o Alecrim. O primeiro deles, o ABC Futebol Clube, foi fundado em 29 de junho de 1915 em reunião realizada na residência do Coronel Avelino Alves Freire, presidente da Associação Comercial do Rio Grande do Norte. Sua casa era localizada na Avenida Rio Branco, em frente aos fundos do antigo teatro Carlos Gomes, hoje teatro Alberto Maranhão, sendo que João Emílio Freire, filho do Coronel, foi nomeado como o primeiro presidente do recém-fundado clube. O nome do clube vem das iniciais de Argentina, Brasil e Chile e era uma homenagem a um tratado de amizade e cooperação assinado à época por estes três países. As cores preta e branca foram adotadas desde o início como sendo as oficiais do clube. O primeiro campo de futebol do ABC foi construído numa área nobre da cidade, onde hoje está o Colégio Ateneu, a Biblioteca Pública Câmara Cascudo e o Shopping CCAB. O campo tinha o nome de "estádio Maria Farache", em homenagem à família doadora do terreno, e possuía arquibancadas, vestiários e sanitários. À época de sua fundação, o ABC era formado basicamente por jogadores oriundos do bairro da Ribeira, conhecidos como "Canguleiros". Possuía ajuda financeira proveniente de comerciantes do bairro e desde o início, já contava com uma torcida entusiástica.
 
João Emílio Freire, primeiro presidente do ABC

A primeira partida

     Segundo Everaldo Lopes, os pesquisadores do futebol no RN consideram como a primeira partida disputada em solo potiguar, o ABC x América que foi jogado no dia 26 de setembro de 1915, num campo improvisado onde hoje fica a praça Pedro Velho (praça Cívica), na época chamada de Vila Cincinati. Os dois clubes haviam sido fundados poucas semanas antes.

     O resultado foi uma goleada do ABC por 4x1 América, gols de Mousinho (2), Bigois e Nóbrega para o ABC. Para o América, marcou Neco. O ABC formou com Avelino, Batalha e Borges, Cabral, Paraguai e Freire, Bigois, Moacir, Mousinho, Nóbrega e Moura. O América com Oscar Siqueira, Lélio e Gato, Carvalho, Gallo e Barros, Antônio, Carlos Siqueira, Neco, Garcia e Pipiu. O Árbitro da partida foi Júlio Meira e Sá, auxiliado pelos bandeiras Manoel Gomes e Aguinaldo Fernandes (fonte: coluna de Everaldo Lopes no jornal Tribuna do Norte, 21/10/2004).
 
 Fonte: FUTRN

A primeira partida oficial
     Quanto a primeira partida oficial disputada no estado do Rio Grande do Norte, pode-se dizer que esta foi disputada em 1918 pelo primeiro campeonato estadual. Infelizmente, não existem informações detalhadas sobre os poucos jogos do campeonato de 1918, que teve de ser interrompido devido a um surto de gripe espanhola no país. Assim, a primeira partida oficial devidamente registrada nos anais do campeonato estadual foi América 3 x ABC 0,  

Nenhum comentário: