Morreu nesta quinta-feira, aos 87 anos, o radialista Luiz Mendes, conhecido como o “Comentarista da Palavra Fácil”. O jornalista nasceu em 9 de junho de 1924, em Palmeira das Missões, no Rio Grande do Sul. Luiz estava internado no Hospital São Lucas, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, desde o dia 17 de outubro e não resistiu complicações decorrentes de uma leucemia linfocítica crônica.
Considero Garrincha o Charles Chaplin do futebol. O Pelé, é o Marlon Brando
Luiz MendesO radialista começou sua carreira em sua cidade natal. Mas foi em Porto Alegre, na Rádio Farroupilha, que ele se tornou locutor. Aos 19 anos, se mudou para o Rio de Janeiro, já na área de locução esportiva. E em 1944 entrou para o time da Rádio Globo e, após dois anos, o locutor já ganhava um concurso de melhor locutor esportivo. Ao todo, ele trabalho em 16 Copas do Mundo.
Luiz Mendes narrou, pela Rádio Globo, a final da Copa de 1950, no Brasil. A derrota para o Uruguai, segundo ele, foi um dos maiores choques de sua carreira, tanto que ele não perdeu o tom da narração até o apito final da partida. O radialista explicou que, na sua cabeça, era impossível imaginar que o Brasil pudesse perder a decisão.
No rádio, a narração é muito emocionante, pode causar um infarte
Luiz MendesLuiz Mendes era casado com a atriz Dayse Lúcidi e trabalhava, atualmente, como comentarista da Rádio Globo. Além de lá, ele trabalhou porum curto período na Rádio Tupi, também no Rio de Janeiro. O radialista sofria de diabetes e tinha parte de uma perna amputada por conta do problema.
Seu velório será realizado na sede do Botafogo, clube pelo qual torcia, em General Severiano, nesta quinta-feira, de 15h às 21h. O enterro será nesta sexta-feira, às 10h, no Cemitério São João Batista, em Botafogo, Zona Sul do Rio.
O Alvinegro já divulgou uma nota oficial lamentando a morte do comentarista e decretou três dias de luto por conta do falecimento de Luiz Mendes, além de querer homenageá-lo com um minuto de silêncio antes da partida contra o Cruzeiro, neste sábado, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Engenhão. Por meio de seu blog, o técnico do Flamengo, Vanderlei Luxemburgo, também expos seus sentimentos.
Sei que não percorrerei toda a estrada, mas creio na eternidade e estarei nela
Luiz Mendes"Meus sentimentos a toda família do radialista e jornalista Luiz Mendes. Desde que comecei no futebol aprendi a respeitá-lo e reverenciá-lo pelo seu conhecimento no futebol e pelo equilíbrio em suas análises ao longo de sua carreira. Estou triste porque ele marcou uma fase importante da minha vida no futebol. É sem dúvida uma grande perda no meio de comunicação, principalmente no rádio. Descanse em paz, comentarista da palavra fácil", disse Luxemburgo.
Por meio de nota oficial, o presidente do Fluminense, Peter Siemsen, prestou condolências aos familiares de Luiz Mendes, ressaltando a "correção, simplicidade e ética profissional" do radialista. O Flamengo também divulgou uma mensagem de pesar no site do clube exaltando a "simplicidade, inteligência e cultura deste profissional exemplar".
O tempo é o grande e eterno vencedor na luta contra o homem
Luiz Mendes"É uma perda e não digo apenas no aspecto da comunicação, mas também da história do futebol. Ele é um cara que merece todos os elogios. O apelido de "Palavra Fácil" não é a toa. Sabia usá-las para criticar ou elogiar, mas nunca precisou ofender ninguém. É uma referência que precisa ficar para todos no jornalismo. O Vasco sente muito. Precisamos de mais pessoas como ele", disse o presidente vascaíno.
O presidente do Vasco, Roberto Dinamite, foi mais um a lamentar o falecimento de um dos radialistas mais conhecidos do Brasil.
Fonte:UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário