REGULAMENTO ESPECÍFICO
CAMPEONATO ESTADUAL DE FUTEBOL DA PRIMEIRA DIVISÃO DE PROFISSIONAIS DO RIO GRANDE DO NORTE - 2013
DOS PARTICIPANTES
Art. 1º - Integrarão o Campeonato Estadual de Futebol da Primeira Divisão de Profissionais do Rio Grande do Norte, em 2013, as seguintes associações: ABC FC, ALECRIM FC, AMÉRICA FC, ACD POTIGUAR, ACEC BARAÚNAS, ASSU, ATLÉTICO CLUBE CORÍNTIANS, PALMEIRA FUTEBOL CLUBE, SC SANTA CRUZ, e o ACD POTYGUAR SERIDOENSE.
§ 1º – O presente regulamento trata dos assuntos específicos deste campeonato, aprovado e do conhecimento do Conselho Diretor, constituído pelos clubes da 1ª Divisão. As definições de natureza geral, comuns a todas as competições oficiais coordenadas pela FNF, deverão ser observadas no Regulamento Geral das Competições.
§ 2º - A Federação Norte-Riograndense de Futebol – FNF detém todos os direitos relacionados à competição e o seu Departamento Técnico é o responsável pela organização, realização e elaboração do Regulamento do Campeonato.
DO SISTEMA DE DISPUTA
Art. 2º - O Campeonato será disputado em duas fases, da seguinte forma:
a) A 1ª Fase, FASE PRELIMINAR, denominada Copa FNF.
b) A 2ª Fase, FASE FINAL, composta de dois turnos, denominados Copa Rio Grande do Norte e Copa Cidade de Natal.
§ ÚNICO – A FNF tem autonomia para negociar, com empresas publicas e/ou privadas, Contratos de Patrocínio para o campeonato, cedendo inclusive para o patrocinador, caso este demonstre interesse, a denominação de cada turno e do próprio campeonato para homenagens ou divulgação de marcas.
DA PRIMEIRA FASE
Art.3º - A Primeira Fase (FASE PRELIMINAR) será disputada por 8 (oito) agremiações, excluindo-se, dentre as equipes participantes nominadas no Art. 1º deste Regulamento, o ABC Futebol Clube e o AMÉRICA Futebol Clube que estarão disputando a Copa do Nordeste 2013.
Art.4º - A Primeira Fase será disputada em Turno Único, composto de quatorze rodadas (rodadas UM a QUATORZE), com todas as agremiações jogando entre si no sistema de IDA e VOLTA.
§ 1º – Ao final dessa Primeira Fase as 06 (seis) agremiações melhores colocadas (1º ao 6º lugares) estarão automaticamente classificadas para a disputa do Segunda Fase, juntamente com as agremiações do ABC Futebol Clube e do AMÉRICA Futebol Clube..
§ 2º – Ao final das quatorze rodadas da Primeira Fase a agremiação melhor colocada (1º lugar) será declarada Campeã da Copa FNF e estará automaticamente classificada para a disputar a Copa do Brasil 2013, e a agremiação classificada em segundo lugar será declarada Vice Campeã da Copa FNF e estará classificada para a disputar a Copa do Brasil 2014.
§ 3º - Ao final das quatorze rodadas da Primeira Fase a agremiação última colocada (8º lugar) será rebaixada para a Segunda Divisão de Profissionais de 2014.
DA SEGUNDA FASE
Art. 5° – A Segunda Fase (FASE FINAL) será disputada por 8 (oito) agremiações, com as 06 (seis) agremiações melhores colocadas (1º ao 6º lugares) na Primeira Fase juntando-se ao ABC Futebol Clube e ao AMÉRICA Futebol Clube, que estavam disputando a Copa do Nordeste 2013.
Art. 6° - A Segunda Fase será disputada em dois turnos, composto de sete rodadas cada, com todas as agremiações jogando entre si no sistema de IDA (1º Turno - denominado Copa Rio Grande do Norte) e VOLTA (2º Turno - denominado Copa Cidade de Natal), e com os pontos zerados no inicio de cada turno.
§ 1º - Ao final das sete rodadas do Primeiro Turno (rodadas UM a SETE) da Segunda Fase (FASE FINAL), serão realizadas 02 (duas) partidas no sistema ida e volta, entre as equipes classificadas em 1º e 2º lugares, para se conhecer a equipe Campeã da Copa Rio Grande do Norte que estará automaticamente classificada para disputar a decisão do Campeonato Estadual 2013, a Copa do Brasil 2014 e a Copa do Nordeste 2014.
§ 2º - Para estas partidas previstas no §1º acima, a equipe classificada em 1º (primeiro) lugar, terá mando de campo na segunda partida, e ainda, jogará com vantagem de dois resultados iguais, considerando apenas os dois jogos da final, obedecido os critérios estabelecidos no artigo 8º deste Regulamento.
§ 3º - Ao final das sete rodadas do Segundo Turno (rodadas OITO a QUATORZE) da Segunda Fase (FASE FINAL) serão realizadas 02 (duas) partidas no sistema ida e volta, entre as equipes classificadas em 1º e 2º lugares, para se conhecer a equipe Campeã da Copa Cidade de Natal que estará automaticamente classificada para disputar a decisão do Campeonato Estadual 2013, a Copa do Brasil 2014 e a Copa do Nordeste 2014.
§ 4º - Para estas partidas previstas no §3º acima, a equipe classificada em 1º (primeiro) lugar, terá mando de campo na segunda partida, e ainda, jogará com vantagem de dois resultados iguais, considerando apenas os dois jogos das finais, obedecido os critérios estabelecidos no artigo 8º deste Regulamento.
§ 5º - Caso a agremiação Vice Campeã da Copa FNF venha a conquistar também a Copa Rio Grande do Norte e/ou a Copa Cidade do Natal, a vaga remanescente destinada a Copa do Brasil 2014 ficará para a agremiação melhor colocada na Classificação Geral do Campeonato (Art. 10º), excluídas aquelas que já tenham conquistado vaga para a mesma competição.
DA DECISÃO DO CAMPEONATO
Art. 7º - A Decisão do campeonato estadual será disputada em duas partidas, pelo sistema de ida e volta, pelas associações vencedoras, respectivamente, do Primeiro (Copa Rio Grande do Norte) e do Segundo (Copa Cidade de Natal) Turnos da Segunda Fase (FASE FINAL), sendo a vencedora deste confronto, considerando, inclusive, o saldo de gols nesses dois jogos, declarada Campeã Estadual 2013, com mando de campo da segunda partida para a agremiação com melhor índice técnico em toda a Segunda Fase (FASE FINAL), considerando-se o total de pontos ganhos obtidos no Primeiro e Segundo Turnos da FASE FINAL e os critérios técnicos estabelecidos no Art. 8º deste regulamento.
§ 1º - Ao final da segunda partida da Decisão do Campeonato, ocorrendo empate em pontos ganhos e saldo de gols entre as equipes, computados somente os dois jogos da Decisão, a definição do Campeão Estadual 2013 dar-se-á pela cobrança de tiros livres diretos da marca do pênalti, na forma prevista pela FIFA para as competições internacionais.
§ 2º - Caso uma mesma agremiação seja vencedora do Primeiro e do Segundo Turnos da Segunda Fase (FASE FINAL), será declarada Campeã Estadual de 2013 e a agremiação com melhor índice técnico em toda a Segunda Fase (FASE FINAL), excluindo-se a Campeã Estadual 2013, considerando-se o total de pontos ganhos obtidos no Primeiro e Segundo Turnos dessa FASE FINAL e os critérios técnicos estabelecidos no Art. 8º deste regulamento, declarada Vice Campeã Estadual 2013, e ambas estarão automaticamente classificadas para disputar a Copa do Brasil 2014 e a Copa do Nordeste 2014.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário