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segunda-feira, 29 de junho de 2015

SAÚDE!

O poder do suco rosa

Após o sucesso dos sucos verdes e outros detox, um novo tipo de bebida tem chamado a atenção, especialmente daquelas pessoas que praticam atividades físicas: o suco rosa que, além de desintoxicar, melhora o desempenho físico e facilita a recuperação dos músculos.


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Os sucos, além de saborosos e refrescantes, são muito importantes na rotina de quem segue uma alimentação saudável – seja com o objetivo de emagrecer, manter o peso ou, simplesmente, ter mais qualidade de vida.
Após o sucesso dos sucos verdes e outros detox, um novo tipo de bebida tem chamado a atenção, especialmente daquelas pessoas que praticam atividades físicas: o suco rosa que, além de desintoxicar, melhora o desempenho físico e facilita a recuperação dos músculos.
“O suco rosa é uma bebida que ajuda a desintoxicar, a nutrir e atua na distribuição de nutrientes no corpo”, explica a nutricionista esportiva Vanessa Lobato.
A profissional acrescenta que o suco tem como principal fonte o nitrato. “Na corrente sanguínea, ele transforma-se em óxido nítrico que ajuda na perfusão sanguínea – o sangue percorre nos vasos sanguíneos com muito mais facilidade”, diz.
Vale acrescentar ainda que, se não for coada, a bebida oferecerá grande quantidade de fibras provenientes da beterraba, que ajudam a proporcionar saciedade e auxiliam no bom funcionamento do intestino, contribuindo para o emagrecimento.
Como consumir?
Vanessa Lobato explica que é interessante consumir o suco rosa antes e/ou depois da prática esportiva. “Para atividades aeróbicas, a recomendação é tomar antes; para atividades de força, como musculação, após os exercícios”, diz.
Patrícia Fernandes, 21 anos, estudante, conta que sua nutricionista sugeriu que ela tomasse o suco rosa antes da corrida. “Ela indicou que eu consumisse a bebida até duas horas antes da atividade física. Achei ótimo, pois, além de saboroso, reparei logo no primeiro dia que o suco me deu mais pique para correr”, relata.
Diana Menezes, 26 anos, advogada, conta que também já aderiu ao suco. “Não tinha o costume de tomar nada após o treino – corrida ou musculação. Mas após ler sobre os benefícios do suco rosa, fiquei curiosa para experimentar. Comecei a consumir, então, após os exercícios e senti mesmo diferença, acho que ele faz com que eu me recupere bem melhor das atividades físicas. Achei uma ótima opção, pois ele também é muito saboroso”, diz.
Variações da receita
O suco rosa combina normalmente beterraba com laranja, mas outros ingredientes podem ser adicionados para deixar a bebida ainda mais saborosa e saudável.
Frutas vermelhas: Vanessa Lobato indica incluir no suco frutas vermelhas, ricas em antioxidantes, como morangos, goji berry, mirtilo, uvas e blueberry.
“Mas vale destacar que, como a base do suco é o nitrato, não se deve adicionar à bebida frutas ácidas. Senão haverá a conversão do nitrato em ácido nítrico antes de ser absorvido”, explica a nutricionista.
Água de coco: ela deixa o suco mais docinho e gostoso.
Linhaça: uma boa dica é adicionar uma colher de sobremesa de linhaça ao suco, isso porque ela é uma boa fonte de ômega 3 e de fibras, que vai ajudar ainda mais na sensação de saciedade.
Gengibre: uma pequena fatia de gengibre desta raiz pode ser adicionada ao suco para acelerar o metabolismo.
Agora você já conhece os benefícios do suco rosa e tem bons motivos para incluí-lo na sua dieta!
Matéria publicada no site Cidade Verde

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