sábado, 11 de julho de 2020

POLÍTICA NA TERRA DA XELITA: Reunião do diretório do Democratas, definindo as novas estratégias do Partido, visando as próximas eleições.


Aconteceu na tarde deste sábado (11), na residência do ex-prefeito de Currais Novos Geraldo Gomes, reunião do diretório local dos  Democratas (DEM) , definindo as novas estratégias  do Partido, visando as eleições 2020. O pré-candidato Carlson Gomes, comandou a reunião que durou cerca de duas horas. Nesta reunião participaram partes de integrantes do Partido e com presenças do lídeo do Partido na Câmara, Marquinho Xavier( DEM), e do vereador Carlos Magno, além de outros pré-candidatos ao pleito 2020.
A sigla elevará  como pré-candidato o Sr. Carlson Gomes, sua maior liderança local,  vai lançar chapa competitiva de pré-candidatos a vereadores e  participarem  ativamente no pleito 2020. 
O pré-candidato Carlson Gomes, ficará como Secretário de Obras em Natal, até o prazo final que manda a justiça eleitoral.
 
A Emenda Constitucional (EC) nº 107/2020, promulgada pelo Congresso Nacional no dia 2 de julho, adiou o primeiro e o segundo turno das Eleições Municipais deste ano, respectivamente, para os dias 15 e 29 de novembro, em razão da pandemia provocada pelo novo coronavírus. Com a prorrogação do pleito, também foram fixadas novas datas para outras fases do processo eleitoral de 2020, entre elas a de registro dos candidatos escolhidos em convenções partidárias. O prazo final para a apresentação do pedido de registro de candidatura na Justiça Eleitoral, inicialmente definido para 15 de agosto, passou para o dia 26 de setembro.


Exigências e registro

Para ser candidato, a Constituição Federal exige do cidadão a nacionalidade brasileira, o pleno exercício dos direitos políticos, o alistamento eleitoral, o domicílio eleitoral na respectiva circunscrição, a filiação partidária – portanto, as candidaturas avulsas estão proibidas – e a idade mínima fixada para o cargo eletivo almejado.

Para concorrer a cargos de prefeito ou vice-prefeito, o candidato precisa ter 21 anos e, para disputar uma vaga de vereador, deve ter 18 anos. A idade mínima para ocupar o cargo é verificada tendo como referência a data da posse. Além disso, para concorrer, o postulante a um cargo eletivo precisa estar quite com a Justiça Eleitoral, ou seja, não pode ser devedor de multa eleitoral.

A Resolução TSE nº 23.609/2019 estabelece que qualquer cidadão pode concorrer às eleições desde que cumpra as condições constitucionais e não esteja impedido por qualquer causa de inelegibilidade prevista em lei. Pelo texto, para disputar o pleito, o candidato deverá possuir domicílio eleitoral na respectiva circunscrição e estar com a filiação deferida no partido político pelo qual pretende concorrer seis meses antes das eleições.

Cada partido político ou coligação poderá solicitar à Justiça Eleitoral o registro de um candidato a prefeito e um a vice-prefeito. Somente partidos poderão requerer o registro de candidatos a vereador, no limite de uma vez e meia ao do número de vagas disponíveis na Câmara Municipal.

Os pedidos de registro de candidatura devem ser apresentados pelos partidos políticos e coligações aos respectivos juízes eleitorais. O pedido será elaborado no Módulo Externo do Sistema de Candidaturas (CANDex), disponível nas páginas eletrônicas dos tribunais eleitorais.

No caso de o partido político ou coligação não solicitarem o registro de seus candidatos, estes poderão requerer o registro no prazo máximo de dois dias após a publicação do edital de candidatos do respectivo partido ou coligação no Diário de Justiça Eletrônico (DJe).


 POLÍTICA NA TERRA DA XELITA: Olha ela aí  de novo!



A professora Auridete Alves Cesário Dantas,  anunciou que já colocou seu nome à disposição do Partido: "  Os Republicanos "  como pré-canditada a vereança visando a eleição  2020. A mesma irá caminhar no momento ao lado do pré-candidato Cap. Garcia.






Diretório Estadual do PSL esteve  neste sábado em Currais Novos


 O diretório Estadual do PSL esteve reunido neste sábado dia 11/07 em Currais Novos com diretório local para da informações aos pré- candidatos a vereadores e cosolidar a pré-candidatura do capitão Garcia, depois da reunião o grupo ficou muito otimista com as informações do diretório Estadual garantido apoio logístico ao partido na campanha das eleições deste ano de 2020.
Fonte:PSL

Nenhum comentário: