sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

 VOLTANDO NO TEMPO: Há 75 anos atrás,  Brejuí goleou o Trarí Futebol Clube da cidade de Santa Cruz  pelo elástico placar de 8 a 0

 

                                                 Brejuí de 1958/59

A equipe do Brejuí Esporte Clube de Currais Novos-RN, chama da na época carinhosamente como "Os Gaviões do Brejuí",  fundado no dia 22 de janeiro de 1949, completará no próximo dia 29, exatos 75 anos de  uma partida amistosa na cidade de Santa Cruz do Inharé, em uma tarde de domingo do dia 29 de janeiro de 1950,  onde na oportunidade goleou a equipe local pelo elástico placar de 8 a 0. O time da Terra da Xelita era uma das melhores equipes do interior na época, pois sua diretoria  era composta por grandes figuras da mineradora como Paulo Dutra, Mário Moacir Porto, Alfredo Luiz de Souza, entre outros. As suas cores: azul marinho, branco e vermelho. A equipe mandava os seus jogos no Estádio Tomaz Salustino (inaugurado no dia 06 de Setembro de 1949), em Currais Novos.

O jogo

O time Curraisnovense marcou dois gols na primeira etapa marcados por Paraibano e Leite (contra). Na segunda etapa,  o Brejuí fez mais seis gols,  marcados por Gena(2), mais um de Paraibano e Moisés  fechando o placar. A equipe do Trairi ainda perdeu duas penalidades  cobradas por Ferreira, sendo uma cobrança para fora e outra defendida pelo goleiro, Gordo.

Os atletas destaques na partida foram: Gordo(goleiro), Gena, Paraibano e Binoca(Brejuí) e Matias, Dudu e Nilson pelo time Santacruzense.

BREJUÍ: Gordo, Ladislau;Binoca, Doca, Piloto;Cazuza,Moisés, Ranunfo;Gena, Fantasma e Paraibano. O Trairi não conseguimos a escalação.

O Brejuí era o grande nome do Interior nos de 1949  até início dos anos 60, jogando vários torneiros e amistosos com grandes equipes do Nordeste como América-RN, ABC, Botafogo-PB, Treze-PB,  entre outras.

Alguns atletas que vestiram a camisa do Brejuí nos anos de 1949 a 1952.

Goleiros: Moacir, Gordo, Gegê, Didié, Caruá e Etinha.

Outros jogadores: Nicolau, Tinteiro, Maçaroca, Carvalho, Doca, Zé Lindolfo, Garimpeiro, Jaime, Cazuza, Gena, Manequim, Fantasma, Xixico, Ranunfo, Chaguinha, Piloto, Toinho, Dedé, Zé Carvalho, Moisés, Solon, Paraibano, Taunga, Cenema, Raimundo Cruz, Bidorá, Tico, Toinho, Americano e o atleta chamado de 58.

 

Lá se vão 75 anos dessa peleja!! 

Por Terradaxelita com informações nos jornais: A Ordem, Diário de Natal e POTI.




Nenhum comentário: