Potyguar 1976
Potyguar 1976
Potyguar 1982
Potyguar 2007
Potyguar 2009
O Potiguar Futebol Clube foi fundado oficialmente com sua primeira nomenclatura no dia 15 de janeiro de 1960, ainda sem o "Y", porém já existia relatos de um time ainda amador em Currais Novos com o nome de Potiguar Futebol Clube. Já em 1976 para participar pela primeira vez do Estadual do futebol do Rio Grande do Norte, mudou no seu nome a letra 'i" do nome Potiguar para letra "y", diferenciando do Potiguar de Mossoró que já disputava a competição desde 1974, sendo a primeira equipe do interior a participar do Campeonato.
No ano de 1982 o time foi extinto e só voltou em 1989, quando o ex-atleta Djalma Félix voltou a movimentar a equipe para disputar o Estadual de 1991 e 1992, parando logo após mais de participar do profissional, mas continuando jogando como equipe amadora na região Seridoense.
No ano de 2002 o time voltou a disputar a 1ª divisão por convite da FNF ficando até 2006, quando teve seu primeiro rebaixamento oficial.
O "Leão do Seridó" voltou rápido ao conquistar a 2ª divisão de 2007, em pleno Cel. José Bezerra, com uma derrota em 1 a 0, para o Cruzeiro de Macaíba. No jogo de ida em Macaíba, o Potyguar tinha vencido por 1 a 0, jogava por dois resultados iguais e foi o Campeão da 2ª naquele ano. O time seguiu novamente na elite do futebol Potiguar e em 2009, teve seu principal título até o momento, vice campeão de futebol do RN, perdendo o título para o ASSU, em uma final na cidade de Caicó, vencendo por 2 a 1, mas perdendo o título pelo saldo de gols nos jogos finais, anteriormente tinha perdido em Açú, por 4 a 1 para o Camaleão do Vale.
Em 2010 o Potyguar voltou a ser rebaixado conquistando apenas uma vitória em nove partidas realizadas com oito derrotas. Porém mais uma vez o Potyguar logo voltou a elite, e apenas passou dois anos na 2ª divisão. Em 2012 fez a grande final histórica para os Currais-novenses no estádio Cel. José Bezerra, Potyguar e Currais Novos fizeram o clássico local em duas partidas. No primeiro jogo da final o Currais Novos venceu por 1 a 0, gol do Quirino, que até os dias de hoje é o maior artilheiro do Potyguar Seridoense como profissional com 26 gols marcados todos na 1ª divisão. Na segunda partida da final o "Leão do Seridó" fez a festa da sua torcida com emoção até o os últimos minutos vencendo por 2 a 1, de virada com gols de Didi Potiguar e Zé Gol, descontando o volante Emerson, um dos destaque do Potyguar em seu vice campeonato de 2009, pelo Potyguar Seridoense.
A Associação Desportiva Potyguar Seridoense voltou
a disputar a elite do Estadual de futebol do RN em 2013 e mais uma vez
fazendo uma péssima participação somado nove pontos com duas vitória,
três empates e oito derrotas, não chegou nem a disputar a 2ª fase da
competição, caindo logo na 1ª fase, como regia o regulamento na época. O
Leão ficou fora da disputar do futebol por sete anos e em 2021, voltou a
participar da segunda Divisão e com um time de 1ª divisão comandado
pelo técnico Higor César, voltou a elite ao conquistar a 2ª divisão com
um gol de cabeça do zagueiro Igos Santos, já no apagar das luzes dando a
vitória e consequentemente, o título ao time da Terra da Xelita. O
Potyguar seguiu na 1ª divisão até o ano passado quando teve seu seu 4ª
rebaixamento na sua história, somando apenas 5 pontos com uma vitória,
dois empates e sete derrotas.
A Associação Desportiva Cultural Potyguar Seridoense tem como seus maiores títulos do Campeonato Potiguar - série B, as conquistas de 2007, 2012 e 2021, além do título da Taça Cidade de Natal, em 2009 e o Vice Campeonato Estadual de 2009 na 1ª divisão.
Potyguar de todos os tempos
A equipe esportiva Escrete de Ouro da Rádio Ouro Branco AM, hoje 99FM, em 2009 escolheu juntos com torcedores e especialistas no futebol Currais-novense, os melhores jogadores por posição do Potyguar desde 1976 na era profissional.
Goleiro: Índio( anos 70)
Lateral Direito: Almir(anos 70)
Zagueiros: Paulo Cruzeta e Naldo (anos 70)
Lateral esquerdo: Gonzaguinha(anos 70)
Volantes: Carlinhos II
Meias: Dedé de Dóra(anos 80), Edgar (anos 70) e Thiago Potyguar (2009)
Atacantes: Curió(anos 80), Miltinho (anos 70) e Quirino( 2009).
Maior artilheiro: Quirino - 26 gols no profissional 1ª divisão
Maior jogador de todos os tempos: José Gomes de Medeiros (Dedé de Dora)
1ª gol como profissional: Pedrinho Cangula em 1976 -Vitória no jogo de estreia diante do Baraúnas por 2 a 1. Os dois gols de Pedrinho.
Gol da 1ª vitória diante do América de Natal: Djalma Félix em 1977.
Melhor presidente de todos os tempos: Tomba Farias (anos 70)
Dirigentes destaques: Antônio Joaquim, Benedito Targino, Djalma Félix, Adailson Pereira, Antônio Marcos(Merica) e Geraldo Francisco.
Unico gol marcado na Copa do Brasil: Gol do zagueiro Roquete em 2021 diante do Paysandu.
Massagista de todos os tempo: Diá
www.terradaxelita.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário