segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

 

Voltando no tempo:  Estádio Coronel José Bezerra ( CJB ou Bezerrão) e seus 68 anos de existência 



             Foto: Restauração da pista de Atletismo José dos Santos Figueiredo - Dezembro 2024.

 

                                                           Foto: Janeiro 2024




Neste dia 06 de janeiro de 2025, o estádio Cel. José Bezerra, ou Bezerrão, completa seus 68 anos de história para os desportistas Currais-novenses e Seridoenses.
Em 7 de novembro de 1956, a Câmara Municipal de Currais Novos aprovava a instituição de um nome para o estádio de futebol que se achava em construção. Por iniciativa do edil Luís Bezerra de Araújo foi sugerido via requerimento, ao prefeito em exercício Gilberto Lins, “que o Estádio Municipal, ora em construção, seja batizado com o nome de: Estádio Municipal Cel. José Bezerra, requerimento aprovado por unanimidade.
O Coronel José Bezerra(1843-1926) ou popularmente Coronel Zé Bezerra d’Aba da Serra, foi um personagem mítico na historiografia da região seridó do RN. Não se pode discorrer sobre a fase histórica conhecida por “coronelismo” sem mencionar-lhe a figura e os feitos.
No Seridó potiguar foi um autentico senhor feudal em todos os sentidos. De Currais Novos onde fixou sua chefia foi guia de toda uma população. Foi Presidente da Intendência de Currais Novos por dois mandatos 04-04-1892 a02-10-1892 e de 01-01-1915 a30-12-1926 e influenciou e determinou tantos outros.
E o estádio inaugurado em 06 de janeiro 1957,  leva seu nome como uma justa homenagem.

 

                              Castilho, um dos  grandes goleiros dos anos 60
                                               Cel. José Bezerra nos anos 60


                                                                     Anos 80

O jogo e sua inauguração

A partida entre o ABC de Natal (RN) e o Sport Club do Recife (PE), marcou a inauguração do Estádio Municipal, em Currais Novos. A partida aconteceu, às 15 horas, no Domingo, do dia 06 de Janeiro de 1957.No final, numa partida de oito gols, o Sport do Recife venceu o ABC, pelo placar de 5 a 3, ficando com a Taça Mina Brejuí, ofertada pela Mineração Tomaz Salustino S.A. A partida gerou uma renda de 56.030 cruzeiros. Na preliminar, o Currais Novos Esporte Clube goleou por 5 a 0, o Caicó.  

O jogo

Depois de um primeiro tempo apagado, o ABC brilhou até a expulsão de Jorginho, aos 25 minutos do tempo complementar  - o primeiro período foi inteiramente dos rubros negros - Detalhes do match (Partida disputada entre dois competidores) inter-estadual, de ontem no Seridó - Uma renda espetacular : 56.030 cruzeiros.

    Como parte do programa de festividades de inauguração do estádio Municipal de Currais Novos, no dia 6 de janeiro de 1957, em Currais Novos,  o ABC, com sua equipe titular enfrentou e foi derrotado pelo misto do Sport Club de Recife, pelo escore de 5 a 3 /, depois de cumprir uma das mais fracas atuações em jogos interestaduais quer dentro quer fora de Natal.

   Detalhes da Partida

    1º Tempo - Sport/PE 5X1 ABC 

 Gols de  Ênio aos 4 minutos e trinta, também  marcou aos  29 e 33/Lacinho aos 15 e Eliezer aos 44, descontando Mota de falta para o ABC.

    2º Tempo - Gols do ABC foram marcados por Tidão aos 5 minutos e Jorginho aos 14 .

      O árbitro foi o Sr. João Cadmo Cavalcanti.

Equipes:

     SPORT/PE: Carijó, Bria, Djalma, Zé Maria, Pinheirense, Jaiminho,Carlinhos, Ênio, Dó, Laseinho e Eliezer .

         ABC: Ribamar,Toré, Biró, Pacajuba, Picado, Pelota, Ney, Mota, Tidão, Jorginho e Paulo Isidoro. 

OBS 1: O ABC já próximo de chegar a Currais Novos, quebrou uma ponte do eixo e um pneu do ônibus estourou e por pouco uma tragédia não aconteceu. Mas tudo deu certo e chegaram em Currais Novos já por volta das 23h30 do sábado na Terra da Xelita.

 


OBS 2: Na preliminar a Seleção de  Currais Novos venceu o time do Caicó pelo placar de 5 a 0, dois deles marcados pelo  atacante Buru.


 Obs 3: Passaram por aqui os três maiores nomes da história do do Botafogo do Rio de Janeiro. Mané Garrincha em 1973/ Jairzinho em 1981/ Túlio Maravilha em 2010. Além de grandes feras do futebol Brasileiro com Aluizio( Santos)e tantos outros além dos nossos melhores jogadores dos anos  de 1976 até os dias de hoje.
 
 OBS 4: O estádio tb já foi palco para Torneio início do Estadual Potiguar nos anos 90, final da Segunda Divisão Potiguar em 2007 e 2012 e jogo da Copa do Brasil em 2010. Grandes clubes do futebol Brasileiro passaram por aqui como Paysandu/PA/ Sport/PE/ Náutico/PE/ Fortaleza/CE/ Uberaba/MG/ Treze/PB/ Campinense/PB/ Botafogo/PB,além dos melhores jogadores de ABC e América. 
 
 Fonte: Diário de Nata/ Livros da Câmara Municipal de Currais Novos (1954-1958)/Escrete de Ouro/ atletas da época e historiadofutebol.com.


Por: Terradaxelita com informações:
Fonte: Livros da Câmara Municipal de Currais Novos (1954-1958)/Diário de Natal/Poti/atletas e dirigentes da época.

Nenhum comentário: