VOLTANDO NO TEMPO
[Currais de Ontem]:Os primeiros carros
Ruas sem calçamento, somente pedras. Assim era a Currais Novos no início do século XX. Foi numa tardinha em 1914 que a população se assustou com o Bigh-Four, o primeiro veículo a passar na cidade. De passagem para o Açude Gargalheiras, na construção que se arrastava desde 1906, o veículo levava materiais para a grandiosa obra. Detalhe: o Gargalheiras foi concluído apenas em 1957.
O Bigh-Four estacionou em Currais Novos à tarde, trazendo 10 barricas de cimento, além do seu barulho que chamou a atenção de todos da pacata vila. Logo na entrada, estancou na Rua Grande (Rua Capitão-Mor Galvão), quem o conduzia era um alemão alto e magro, que dormiu aqui na pensão de D.Maria Viana, talvez a primeira do tipo na cidade. Como que um “big brother”, o povo vigiou os passos do alemão, tamanha curiosidade.
Em 1915 passou o primeiro carro, e até 1920 outros tantos, a maioria eram do IFOCS – Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas, que conduziam os engenheiros e materiais para os trabalhos das rodovias. Os primeiros que compraram carros em Currais Novos foram: Major Ladislau Galvão (Ford 17); João Alfredo Pires Galvão (um ford); Lula Circuncisão (um Owerland); e Bevenuto Pereira Filho (um ford). O preço médio de cada um? 5 contos de réis (alguém faça a conta)
O Ford 1925 de Seu Ernesto foi nossa “primeira” ambulância, se assim podemos considerar. Grande amigo do Dr. Mariano Coelho, Seu Ernesto atendia à todos os pedidos do médico em qualquer hora do dia ou da noite. Em alguns momentos, Dr. Mariano Coelho operou à luz do carro de Seu Ernesto, diante das precárias situações dos locais que eram chamados.
Atualmente, Currais Novos tem 7. 465 automóveis cadastrados no Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM)
Pesquisa: João Bezerra Jr/Historiador
Por: Blog do Raí
Nenhum comentário:
Postar um comentário