O Sítio Poço do Negro que fica localizado no município pernambucano de Floresta e próximo ao antigo povoado de Nazaré a atual Nazaré do Pico (Floresta/PE). A família de Lampião mudou do Sítio Passagem das Pedras (Serra Talhada, Pernambuco) para o Sítio Poço do Negro, após desavenças entre os irmãos Ferreiras (Lampião, Antônio e Livino Ferreira) com o vizinho Zé Saturnino. Entre os anos de 1918 e 1919, Zé Ferreira, pai de Lampião, se retirou para o estado de Alagoas, por conta de novas intrigas envolvendo seus filhos e dessa vez contra os moradores do povoado de Nazaré, de onde sairiam seus piores inimigos.
A fotografia dos escombros da casa foram registradas recentemente durante uma das visitas técnicas que fiz a esse fantástico local histórico que ainda hoje nos remete ao tempo em que Virgulino e seus irmãos andavam por esse pedaço de chão.
Em Alagoas, Zé Ferreira, pai de Lampião, seria assassinado pela força volante alagoana sob o comando do Tenente José Lucena de Albuquerque Maranhão, dezoito dias após o falecimento de dona Maria Zulena da Purificação, mãe de Lampião, por causas naturais, ao que tudo indica vítima de infarto.
Na fotografia a partir da esquerda estão: Maelbe Nogueira, Zezinho, Euclides Neto, Zé Tavares, eu e Albino.
Fica registrado!
SIGAM e CURTAM o canal (Página) Cangaçologia para receber todas as nossas atualizações e ficar a par de todas as histórias e acontecimentos que envolvem a história a respeito do fenômeno cangaço, que aqui serão publicadas.
Geraldo Antônio de Souza Júnior - Criador e administrador do canal Cangaçologia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário