Título: Homenagem com Emoção: Medalhista Olímpico Vicente Lenilson Reconhece Seu Primeiro Técnico em Currais Novos
Neste final de semana, um momento de grande emoção e reconhecimento marcou a visita do medalhista olímpico Vicente Lenilson ao Rio Grande do Norte. Durante sua passagem pelo estado, o atleta prestou uma bela homenagem ao seu primeiro técnico de atletismo, o professor José de Arimatéia, com quem iniciou sua trajetória esportiva na Escola Estadual Tristão de Barros, em Currais Novos-RN.
Após visitar sua terra natal, Currais Novos, Vicente seguiu até Natal, onde reencontrou o professor Arimatéia, atualmente residindo na capital potiguar. Em um gesto simbólico e carregado de gratidão, o velocista presenteou seu ex-treinador com uma réplica da medalha olímpica conquistada nos Jogos de Sidney, em 2000.
Naquela ocasião, Vicente conquistou a medalha de prata na prova do revezamento 4x100 metros rasos, com o tempo de 37s90, ao lado dos atletas Claudinei Quirino, André Domingos e Édson Luciano. Ele foi o responsável pela largada da equipe, mesmo tendo sofrido uma lesão no músculo adutor da perna poucos metros antes da passagem do bastão. A medalha de ouro ficou com a equipe dos Estados Unidos, mas anos depois, em 2008, o velocista Tim Montgomery, que integrou o quarteto americano, confessou o uso de doping.
O reencontro entre Vicente e Arimatéia foi marcado por emoção e reconhecimento àquele que acreditou no talento do jovem atleta desde o início.
O professor Arimatéia, referência no atletismo local, já havia sido homenageado em 2023 nos “Destaques do Esporte Currais-novense”, promovido pelo Blog Terra da Xelita, que celebrou sua trajetória de décadas como professor de Educação Física e seu amor dedicado ao atletismo.
Hoje residindo em Cuiabá-MT, Vicente Lenilson é fundador do Instituto Vicente Lenilson e tem no currículo, além da prata em Sidney, uma medalha de bronze conquistada nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008 — ambas na prova do revezamento 4x100 metros.
Durante sua estadia em Currais Novos, o atleta também iniciou tratativas para implantar uma filial de seu projeto social de iniciação ao atletismo na cidade onde tudo começou. Em reunião com o Secretário de Esporte, Sueid Rusk, e o professor Danilo Cortez, representante do IFRN, Vicente discutiu as possibilidades de implantação do projeto como forma de retribuir à cidade que lhe deu sua primeira grande oportunidade no esporte.
A emocionante homenagem não apenas reforça os laços de Vicente com suas raízes, como também evidencia o papel transformador dos professores e educadores que, com dedicação e paixão, ajudam a construir histórias de sucesso e inspiração por meio do esporte.
Por: Terra da Xelita
“A gratidão e o reconhecimento estão entre as emoções mais poderosas que podemos expressar. Agradecer é reconhecer o valor das pessoas e dos momentos que tornam a vida mais rica e significativa.”


Nenhum comentário:
Postar um comentário