VOLTANDO NO TEMPO: IVP – 60 ANOS DE HISTÓRIA
Monsenhor Walfredo Gurgel e o Ministro Manoel de Brito.
IVP - 1975
Quadra de Esportes do IVP - Anos 60
Criado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte durante a administração do Monsenhor Walfredo Gurgel, o Instituto Vivaldo Pereira (IVP) foi inaugurado em 18 de abril de 1965, com o objetivo de oferecer os cursos Ginasial, Industrial (nível de primeiro grau) e Pedagógico (formação para o Magistério, ensino de segundo grau).
O prédio da escola foi construído no Sítio Santa Joana D’Arc, propriedade de José Salustino e Dona Bitônia Salustino, adquirida pela Prefeitura Municipal na gestão do Dr. Sílvio Bezerra de Melo (1948–1953).
As obras de construção tiveram início ainda em 1948, dentro do programa estadual de interiorização do ensino industrial, e só foram concluídas em 1964, já na gestão do governador Aluízio Alves.
Em 1965, o então governador Walfredo Gurgel realizou sua primeira visita oficial ao interior do estado como chefe do Executivo, escolhendo o IVP como destino. No início de janeiro de 1966, ele retornou a Currais Novos para ser padrinho da primeira turma de concluintes do Instituto.
Pouco tempo depois, em 13 de março de 1966, o Governador voltou à cidade para inaugurar o Curso de Pedagogia do IVP. A comitiva incluiu o Ministro Manoel Brito, então Chefe da Casa Civil, e o médico Jarbas Bezerra, Secretário de Estado. Os visitantes foram recepcionados pelo Sr. Radir Pereira, que ofereceu um almoço em sua residência em homenagem à comitiva governamental.
Na mesma tarde, como parte da programação, ocorreu uma partida de futebol entre as seleções de Currais Novos e Caicó. Natural de Caicó, o Monsenhor Walfredo Gurgel teve a honra de dar o pontapé inicial do jogo. Um momento curioso registrado na ocasião foi a promessa do Sr. José Augusto Othon: ele afirmou que, se participasse do jogo, sua equipe sairia vitoriosa — e a previsão foi confirmada ao final da partida.Por: Terradaxelita
Com informações do Diário de Natal, Poty Totoró e do livro “Berço de Currais Novos”.






Nenhum comentário:
Postar um comentário