sexta-feira, 22 de agosto de 2025

 

Um Pouco da História dos Participantes do Seridozão de Futebol

 


 A Associação Cultural e Desportiva Potyguar Seridoense foi fundada em 15 de janeiro de 1960, na cidade de Currais Novos, Rio Grande do Norte, sob o nome de Potiguar Futebol Clube. A estreia na primeira divisão do Campeonato Potiguar aconteceu em 1976, permanecendo na elite até 1984, quando o clube, afundado em dívidas, quase encerrou suas atividades. No entanto, em 1º de agosto de 1989, foi refundado com nova estrutura e identidade.

Ainda nos anos 1970, o Potyguar conquistou seu primeiro título importante ao vencer o Campeonato Seridosão de Futebol de 1973, competição considerada a mais tradicional do futebol amador da região do Seridó. O time voltou a ser campeão do torneio em 1998 e 1999, já sob a organização da Associação Seridoense de Desportos (ASD). A campanha de 1998 ficou marcada como uma das mais memoráveis da história do clube, e em 1999 o Potyguar confirmou sua força ao conquistar o bicampeonato. Carinhosamente, a equipe é chamada pelos torcedores de "Leão do Seridó".

Entre os momentos mais marcantes da história do Potyguar está a presença de grandes nomes do futebol brasileiro vestindo sua camisa. O lendário Mané Garrincha, um dos maiores jogadores do mundo, atuou em amistoso nos anos 1970 contra o maior rival da época, o Centenário de Parelhas. O "Leão do Seridó" venceu por 2 a 1, com dois gols de Nabor Filho, um dos ídolos eternos do clube. Já nos anos 2000, o folclórico artilheiro Túlio Maravilha também defendeu o Potyguar em amistosos festivos.

Em 10 de janeiro de 2010, na comemoração dos 20 anos da refundação, o Potyguar enfrentou o Sport Club Santa Cruz do Inharé no Estádio Coronel José Bezerra. A partida terminou em 2 a 1 para o Santa Cruz, mas Túlio Maravilha marcou o gol de honra para o Potyguar, diante da festa da torcida.

O maior ídolo da história do clube é José Gomes de Medeiros, o “Dedé de Dora”, revelado no próprio Potyguar e que mais tarde brilhou defendendo ABC e América de Natal, os dois maiores clubes do estado.

Outro fato marcante foi o amistoso realizado em 6 de dezembro de 1981, quando o Potyguar recebeu o Botafogo do Rio de Janeiro no Estádio Coronel José Bezerra, o único clube grande carioca a jogar oficialmente em Currais Novos.

Entre suas principais conquistas estão:

Vice-campeonato do Campeonato Potiguar de 2009, perdendo a final para o Assu (derrota por 4 a 1 fora de casa e vitória por 2 a 1 em Currais Novos).

Campeão da Taça Cidade do Natal 2009.

Tricampeão da Segunda Divisão Potiguar (2007, 2012 e 2021).

Participação inédita na Copa do Brasil de 2010, sendo eliminado pelo Paysandu de Belém após derrota por 3 a 1.

Fonte: História do futebol Potiguar




Nenhum comentário: