Campeonato Potiguar da 2ª Divisão pode ter apenas um jogo na rodada de abertura
A primeira rodada do Campeonato Potiguar de Futebol – 2ª Divisão, marcada para o próximo domingo (05), poderá ter apenas um jogo em sua abertura. Isso porque o Univap de Apodi, que enfrentaria o Mossoró Esporte Clube em Mossoró, desistiu oficialmente da competição.
Além disso, a outra partida prevista para o domingo entre Potyguar de Currais Novos e Alecrim poderá ser adiada para segunda (06) ou terça-feira (07), devido à realização do Carnaxelita, tradicional evento de carnaval fora de época em Currais Novos. A coincidência de datas com a estreia do Potyguar tornaria inviável o suporte do efetivo policial local para dois grandes eventos na mesma tarde e noite.
Diante desse cenário, apenas o confronto entre Visão Celeste x Baraúnas deve acontecer na data original da rodada, restando apenas a definição do local da partida, que deverá ser anunciada até esta segunda-feira (30) pela Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF).
Desistência da UNIVAP e os efeitos no campeonato
Com a saída da UNIVAP, a FNF agora precisa decidir se manterá o que está estabelecido no regulamento da competição, especialmente no Artigo 26º, que trata das situações de WO, jogos interrompidos e desistência de clubes. Veja o que diz o artigo:
Art. 26º – Os jogos interrompidos serão solucionados levando-se em conta os motivos que determinaram a interrupção, de acordo com o RGC da FNF ou por decisão da Justiça Desportiva.
§1° – Os jogos terão seus horários determinados na tabela geral da Competição publicada no site oficial da FNF.
§2° – O clube que perder por WO será levado a julgamento e sofrerá penalidade técnica e financeira, de acordo com a decisão do TJD/RN.
§3° – Os clubes que desistirem da competição, a contar da segunda reunião do Conselho Técnico, terão seus resultados anteriores e posteriores considerados como placar de 3x0 (três a zero) para seus adversários, conforme determina o Regulamento Geral de Competições da CBF. Além disso, será aplicada uma multa administrativa no valor de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais), e o clube ficará suspenso automaticamente por dois anos de qualquer competição coordenada pela FNF, em qualquer categoria ou divisão.
Nota do Blog — Por Terra da Xelita
Na minha opinião, como o regulamento já está homologado e o Art. 26º é claro quanto aos critérios de desistência, a competição deve seguir normalmente com as seis equipes restantes. Os jogos contra a UNIVAP devem ser considerados como WO (3x0) a favor dos adversários, conforme determina o §3º do regulamento.
É lamentável, porém, que essa desistência possa trazer prejuízos financeiros para os clubes que jogariam em casa contra a UNIVAP, já que perderão a chance de arrecadar com a bilheteria. Ainda assim, a integridade do regulamento e o cumprimento das regras devem prevalecer para garantir a lisura da competição.
Por: Terradaxelita


Nenhum comentário:
Postar um comentário