Estádio Cel. José Bezerra e suas histórias
Foto: Janeiro 2025
No último dia 06 de janeiro de 2026, o Estádio Coronel José Bezerra (CJB) completou 69 anos de história, sendo um dos principais símbolos do esporte em Currais Novos e no Seridó.)O nome do estádio foi oficializado em 7 de novembro de 1956, por iniciativa do vereador Luís Bezerra de Araújo, em homenagem ao Coronel José Bezerra (1843–1926), figura marcante do coronelismo no Seridó e líder político de Currais Novos em diferentes períodos. A inauguração ocorreu em 06 de janeiro de 1957.
A abertura oficial foi marcada pelo jogo interestadual entre ABC (RN) e Sport Club do Recife (PE). Em uma partida com oito gols, o Sport/PE venceu por 5 a 3, conquistando a Taça Mina Brejuí, com renda de 56.030 cruzeiros. Na preliminar, o Currais Novos Esporte Clube goleou o Caicó por 5 a 0.
Seleção de Currais Novos venceu o time do Caicó pelo placar de 5 a 0, dois deles marcados pelo atacante Buru.
Ao longo de sua história, o Bezerrão recebeu grandes nomes e clubes do futebol brasileiro, sediou competições importantes como finais do Estadual, Segunda Divisão Potiguar e jogo da Copa do Brasil em 2010, consolidando-se como palco histórico do futebol potiguar e nacional.
O Estádio Coronel José Bezerra já recebeu três grandes ídolos da história do Botafogo/RJ: Mané Garrincha (1973), Jairzinho (1981), em sua última partida como profissional e Túlio Maravilha (2010), que marcou seu 900º gol vestindo a camisa do Potyguar em jogo festivo. O estádio também contou com a presença de grandes nomes do futebol brasileiro, como Aluízio (Santos), além de gerações de destaques locais desde 1976.
No último dia 31 de janeiro de 2026, o Cel. voltou marcar história mais uma vez com o 100 gol do atacante abecedista Walysson vestindo a camisa do time do povo, após marcar o 3º na vitória de 4 a 2 do ABC no Potyguar Curraisnovense.
O Bezerrão foi palco de Torneios Início do Estadual Potiguar nos anos 1990, finais da Segunda Divisão Potiguar em 2007 e 2012 e de jogo da Copa do Brasil em 2010. Grandes clubes do país passaram por lá, como Paysandu, Sport, Náutico, Fortaleza, Uberaba, Treze, Campinense e Botafogo-PB, além de atletas marcantes de ABC e América.
em 1977
Inauguração do gramado
O gramado do Estádio Coronel José Bezerra foi inaugurado em 30 de janeiro de 1977, em um domingo marcado por grande festa esportiva em Currais Novos. A programação começou pela manhã com a final do Campeonato de Bairros, em que o Brejuí venceu o Guarany do JK por 4 a 1. O meia Aurino Damásio marcou o primeiro gol da história do novo gramado.
O evento contou com desfile, hasteamento das bandeiras e homenagens a desportistas e autoridades locais, destacando o então prefeito Bitamar Bezerra Barreto, grande incentivador das melhorias do estádio.
À tarde, ocorreu o jogo profissional entre Potyguar de Currais Novos e Potiguar de Mossoró, válido pela estreia das equipes na Taça Cidade do Natal (1º turno do Estadual). A partida terminou 0 a 0, com renda aproximada de 30 mil cruzeiros, e marcou o retorno do atacante Djalma Félix ao futebol da terra natal.
O dia também ficou curioso pela estreia da “maca”, utilizada pela primeira vez em uma partida oficial no estádio, arrancando aplausos do público. O evento entrou para a história como um marco do futebol currais-novense e seridoense.
Por: Terradaxelita









Nenhum comentário:
Postar um comentário