ELEIÇÕES 2026: Horário eleitoral no rádio e na TV começa nesta sexta-feira (28)
O horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão começa nesta sexta-feira (28 de agosto) e segue até 1º de outubro. O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) definiu o tempo que cada candidato ao Governo do Estado terá na propaganda eleitoral gratuita.
A audiência pública que definiu os detalhes da propaganda aconteceu no plenário do TRE-RN, no bairro Tirol, na Zona Leste de Natal.
O tempo destinado a cada candidatura leva em consideração a representação dos partidos na Câmara dos Deputados. No caso das coligações, também são consideradas as legendas que as integram e que cumprem os requisitos previstos pela legislação eleitoral.
Veja o tempo de TV de cada candidato:
- Allyson Bezerra (União): 4 minutos e 8 segundos para a coligação Esperança e Trabalho. Além do União, a coligação é formada por PRD, Solidariedade, União Brasil, PP, Avante, MDB, PSD e Republicanos.
- Álvaro Dias (PL): 2 minutos e 23 segundos para a coligação Endireita RN. Além do PL, a coligação é formada por Podemos, PSDB e Cidadania.
- Cadu de Lula (PT): 2 minutos para a coligação Time que Cuida. Além do PT, a coligação é formada por PDT, PSB, PCdoB e PV.
- Robério Paulino: 27 segundos para a federação PSOL/Rede.
- Demais candidatos: não terão tempo na propaganda eleitoral gratuita em rede.
Horários da propaganda na TV
Os programas eleitorais serão exibidos de segunda a sábado, em dois períodos:
- 13h às 13h25
- 20h30 às 20h55
Durante a audiência, o TRE-RN também realizou o sorteio que definiu a ordem de exibição da propaganda no primeiro dia do horário eleitoral, além das emissoras responsáveis pela geração dos programas.
Nos dias seguintes, a ordem de exibição será alterada conforme as regras estabelecidas pela Justiça Eleitoral.
As emissoras de televisão também exibirão 70 minutos diários de inserções, com peças de 30 e 60 segundos.
Calendário eleitoral
- 28 de agosto: início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV;
- 4 de outubro: primeiro turno das eleições;
- 9 de outubro: início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV, em caso de segundo turno;
- 25 de outubro: segundo turno das eleições.
- Por: Terradaxelita


Nenhum comentário:
Postar um comentário