www.bolanaredecn.com

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

DIA DO ATLETA PROFISSIONAL

Muitas crianças sonham em se tornar grandes atletas profissionais, sendo reconhecidos pelos seus grandes feitos nO  ESPORTE . Entretanto, nem todos conseguem vencer os obstáculos existentes nessa carreira e fazer dela uma verdadeira profissão.

Para ser um grande atleta profissional, não basta apenas ser bom em uma atividade física, é necessário ter muita garra e determinação. Os treinos constantes, a rotina pesada, poucos locais para treino e a falta de investimentos e patrocínio na área são apenas alguns dos desafios enfrentadas pelos futuros atletas.
A profissão de atleta profissional foi reconhecida apenas em 1998 através da Lei nº 9615. A partir da publicação dessa lei ficou estabelecido que era necessário que as entidades de prática desportiva realizassem um contrato formal de trabalho com o atleta, que passou a ter seus direitos garantidos. Além disso, a partir desse mesmo ano ficou estabelecido no Brasil o Dia do Atleta Profissional, uma data comemorada em 10 de fevereiro para homenagear esses profissionais que são um grande exemplo de perseverança.
Para quem deseja seguir carreira no esporte, é fundamental conhecer a atividade que se deseja realizar e todos os obstáculos que podem surgir durante a caminhada. É importante estar preparado para lidar com a pressão e reconhecer as derrotas como uma forma de aprendizado.
Algumas pessoas afirmam que gostariam de ser um grande atleta e realmente possuem potencial para tal feito, porém, muitas vezes, não possuem condição de realizar seu grande sonho. As viagens constantes, equipamentos caros e a necessidade de um grande período de dedicação fazem com que muitos desistam desse sonho. Outras vezes, os futuros atletas profissionais não se dedicam o bastante e esquecem que o treinamento é a chave para o aperfeiçoamento e, consequentemente, para o sucesso em qualquer atividade.
Sendo assim, todos que desejam ser atletas profissionais devem estar cientes de que é necessário investir. Quando falamos em investir, não estamos apenas citando a questão financeira, estamos falando de investir tempo em treinos e na busca constante de melhores resultados. Também é importante investir na saúde, cuidando sempre da alimentação e nunca fazendo uso de substâncias consideradas como doping.
Vale destacar que a prática constante de esportes, além de proporcionar o sucesso profissional desses atletas, representa qualidade de vida. Estudos comprovam que pessoas sedentárias vivem menos que aquelas que praticam exercícios físicos. A prática de esportes está relacionada com a diminuição de problemas de saúde, tais como artrite, obesidade, diabetes, osteoporose, pressão alta e infartos, melhora no humor e no sono e diminuição de estresse. Além disso, pode estabelecer e fortalecer valores tais como o respeito, persistência e espírito de equipe.

Nenhum comentário: