quinta-feira, 17 de abril de 2025

Onde está o erro no nosso futebol?

 


O Campeonato Brasileiro da Série A encerra nesta quinta-feira (17) a sua 4ª rodada, com o confronto entre Cruzeiro e Bahia, às 21h30, no Mineirão. Até aqui, o que deveria ser apenas o começo de uma longa e disputada competição já se transformou em um verdadeiro "festival de demissões".

Logo na 1ª rodada, Mano Menezes foi dispensado do comando do Fluminense. Agora, ao fim da 4ª, Ramón Díaz caiu no Corinthians, seguido de Gustavo Quinteros no Grêmio. E não se surpreenda se outros nomes engrossarem essa lista antes mesmo do início da 5ª rodada.

Estamos falando de um campeonato reconhecido como um dos mais difíceis e competitivos do mundo. Então, por que tanta instabilidade? Será que o problema está, de fato, nos treinadores? Ou a raiz da crise é mais profunda?

Fica a dúvida: os dirigentes ainda agem como amadores, preferindo a saída mais fácil — demitir o técnico — em vez de reconhecer os próprios erros nas contratações e na gestão dos clubes? Ou será que nossos "professores" não estão mais acompanhando a evolução do futebol moderno, com suas novas exigências táticas, físicas e psicológicas?

É difícil apontar uma única causa. Mas o que parece claro é que algo está fora do lugar. E se continuarmos escondendo os verdadeiros problemas atrás da velha frase "o futebol é uma caixinha de surpresas", talvez fiquemos presos nessa ciranda de trocas, promessas vazias e falta de planejamento.

Ou será que o erro está também no comando da CBF? Uma entidade que, para escolher um nome para comandar a Seleção, leva semanas — mas, para demitir, age com a mesma pressa e incoerência dos dirigentes dos nossos clubes.

Fica aqui a pergunta deste humilde blogueiro: o problema está mesmo nos técnicos… ou no comando geral do futebol brasileiro?

Por: Cesário Júnior(Garrincha)



Quer ser nosso parceiro?
O Blog e o Bola na Rede 99 estão de portas abertas para parcerias! Entre em contato com a gente pelo WhatsApp: (84) 9 9930-50
08.

Nenhum comentário: