Potyguar Seridoense: O Leão do Seridó e Sua Inesquecível Jornada no Futebol Potiguar
A Associação Cultural e Desportiva Potyguar Seridoense, mais conhecida como Potyguar de Currais Novos, carrega uma das histórias mais ricas e apaixonantes do futebol interiorano do Rio Grande do Norte. Fundado oficialmente em 15 de janeiro de 1960, o clube surgiu inicialmente com o nome de Potiguar Futebol Clube, nas cores vermelho e branco, com sede localizada na Avenida Coronel José Bezerra, no Centro de Currais Novos.
Contudo, registros e relatos apontam que desde 1949 já existia uma equipe local com o nome de Potiguar Esporte Clube (PEC), participante da 1ª Liga de Futebol Curraisnovense. Esse legado contribuiu para o surgimento oficial do clube em 1960.
Em 1976, o clube transferiu sua sede para a Rua Bernadete Xavier, no bairro Currais Novos, onde está o tradicional Estádio Coronel José Bezerra, fundado em 1957 e até hoje símbolo do futebol na região.
A Era Romântica do Futebol Currais-novense
Naquela época, em que ainda se jogava "por amor à camisa", o Potiguar (ainda sem o “y”) era bicampeão municipal e reunia grandes talentos como:
-
Francisco Paulo de Sousa (Castilho)
-
Tales Ivan Pereira da Costa
-
Ivo Ginaldo
-
Fernando Preto
-
Francisco Vicente da Costa
-
Nabôr Bezerra Filho
-
Oton Soares Araújo Filho
-
E vários outros nomes que marcaram gerações.
Foi também o início da grande rivalidade local com o Benfica de Currais Novos, que em 1967 tinha um time fortíssimo, com jogadores como Lucemário Gomes, Adelço Cabral Bezerra, Tomás Juventino Cândido, entre outros.
Estreia na Elite e o Sonho Potiguar
Em 1976, o Potiguar fez história ao disputar pela primeira vez a Primeira Divisão do Campeonato Potiguar, e colocando o "Y" no lugar do "i" já que tinha o Potiguar Mossoroense na competição . O Potyguar estreou com vitória em casa por 2 a 1 sobre o Baraúnas, com dois gols de Pedrinho Cangula, pai do craque Marcelinho Paraíba. O clube permaneceu na elite até 1984, quando enfrentou uma grave crise financeira que quase o tirou dos gramados definitivamente.
Porém, a paixão pelo futebol falou mais alto. Em 1º de agosto de 1989, o clube foi refundado com nova estrutura e identidade, passando a se chamar Potyguar Seridoense, adotando o “y” e firmando-se como o grande representante do futebol de Currais Novos.
Títulos e Glórias Regionais
O Potyguar brilhou em diversas competições, principalmente no tradicional Seridosão de Futebol, torneio amador mais respeitado da região:
-
Campeão em 1973
-
Campeão em 1998
-
Bicampeão em 1999
A conquista de 1998 é considerada uma das mais marcantes da história do clube. Com isso, nasceu o apelido que ecoa até hoje: "Leão do Seridó" – símbolo de bravura, garra e representatividade para o povo seridoense.
Ídolos Eternos e Amistosos Históricos
-
Mané Garrincha, o eterno ídolo do futebol brasileiro, vestiu a camisa do Potyguar em amistoso nos anos 1970 contra o rival Centenário de Parelhas, vencido por 2 a 1 com dois gols de Nabôr Filho – ídolo eterno do clube.
-
Túlio Maravilha, um dos maiores artilheiros do Brasil, também jogou amistosos festivos nos anos 2000. Em 10 de janeiro de 2010, marcou o gol de honra do Potyguar em jogo comemorativo contra o Santa Cruz de Inharé.
-
O maior ídolo da história do clube é José Gomes de Medeiros, o lendário "Dedé de Dora", revelado no próprio Potyguar e com carreira de destaque no ABC e no América de Natal.
Em 6 de dezembro de 1981, o Botafogo/RJ visitou Currais Novos para um amistoso histórico contra o Potyguar no Bezerrão – único clube grande do Rio de Janeiro a jogar oficialmente na cidade.
* Anos 2000 o atacante cearense Quirino, maior artilheiro da história do Potyguar na era de profissionais e vice campeão em 2009 com a camisa tricolor Seridoense.
Conquistas Importantes
-
Vice-Campeão do Campeonato Potiguar 2009
(Derrota por 4 a 1 para o Assu no jogo de ida e vitória por 2 a 1 no Bezerrão) -
Campeão da Taça Cidade do Natal 2009
(Torneio equivalente ao 1º turno do Estadual) -
Tricampeão da Segunda Divisão do RN
(Títulos em 2007, 2012 e 2023 – com acesso à elite) Participação inédita na Copa do Brasil 2010
(Eliminado pelo Paysandu, com derrota por 3 a 1, em jogo histórico para o clube)
O Potyguar Hoje
Atualmente, o Leão do Seridó disputa a Segunda Divisão do Campeonato Potiguar, mantendo viva sua tradição e história no futebol do Rio Grande do Norte. O clube continua sendo um dos maiores símbolos do futebol seridoense, tanto pela paixão da torcida quanto pelo legado construído ao longo das décadas.
Por: Cesário Júnior(Garrincha)

Nenhum comentário:
Postar um comentário