UNIVAP Desiste da 2ª Divisão e FNF Deverá Reavaliar Formatação da Competição
A equipe da UNIVAP, da cidade de Apodi, comunicou oficialmente, por meio de nota, que não participará mais da 2ª Divisão do Campeonato Potiguar, prevista para iniciar no próximo dia 05 de outubro.
Antes da desistência, a competição contava com sete equipes, que jogariam entre si em fase única, classificando-se quatro para a fase seguinte. Com a saída da UNIVAP, resta agora aguardar uma definição por parte da Federação Norte-Riograndense de Futebol (FNF), que deverá se posicionar na próxima segunda-feira (22/09) sobre a possibilidade de um novo sorteio ou até mesmo uma mudança na formatação de disputa.
Entretanto, o regulamento da competição já prevê situações como essa. Segundo o Artigo 26º, consta que:
Art. 26º – Os jogos interrompidos serão solucionados levando-se em conta os motivos que determinaram a interrupção, de acordo com o RGC da FNF ou por decisão da Justiça Desportiva.
§1° – Os jogos terão seus horários determinados na tabela geral da Competição publicada no site oficial da FNF.
§2° – O clube que perder por WO será levado a julgamento e sofrerá penalidade técnica e financeira, de acordo com a decisão do TJD/RN.
§3° – Os clubes que desistirem da competição, a contar da segunda reunião do Conselho Técnico, terão seus resultados anteriores e posteriores considerados como placar de 3x0 (três a zero) para seus adversários, conforme determina o Regulamento Geral de Competições da CBF. Além disso, será aplicada uma multa administrativa no valor de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais), e o clube ficará suspenso automaticamente por dois anos de qualquer competição coordenada pela FNF, em qualquer categoria ou divisão.
Nota do Blog
Na minha opinião, como o regulamento já está homologado e o Art. 26º é claro quanto aos critérios para desistência, a competição deve seguir normalmente com as seis equipes restantes, e os jogos contra a UNIVAP devem ser considerados WO (3x0) a favor dos adversários, como determina o §3º.
Infelizmente, isso pode prejudicar financeiramente os clubes que jogariam em casa contra a UNIVAP, já que perderão a oportunidade de contar com a renda de bilheteria em seus mandos. Ainda assim, a integridade do regulamento e o cumprimento das regras devem prevalecer.
Fonte: Por terradaxelita



Nenhum comentário:
Postar um comentário