terça-feira, 10 de outubro de 2023

 

Musculação para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos

 


Quando o assunto é musculação para crianças, sempre nos perguntamos: com quantos anos pode fazer academia?

Segundo estudos publicados na revista “Pediatrics” pelo Institute of Training Science and Sports Informatics, da Alemanha, e orientações da American Academy of Pediatrics (AAP), além de outras instituições, a prática da musculação para crianças é segura e, inclusive, pode ser benéfica em vários aspectos.


Musculação para crianças: o treino de resistência é para elas?

Muitas pessoas se perguntam com quantos anos uma criança pode fazer academia, pois sabem que a prática de exercícios físicos é muito benéfica e quanto mais tempo praticando, melhor a saúde fica. 

Em relação à musculação, a American Academy of Pediatrics (AAP), o Institute of Training Science and Sports Informatics,  American Council on Exercise (ACE) e American College of Sports Medicine e a National Strength Conditioning Association (NSCA) revelam a partir de quantos anos pode fazer musculação, ou seja, a média de tempo para iniciar é aos 9 anos, mas existe a possibilidade do treino bem conduzido ser realizado antes disso, respeitando os limites físicos da criança.

E inclusive, quebraram um paradigma, ao informar que existem muitos benefícios nesta prática física nesta faixa etária.

Segundo  suas orientações, o treinamento de resistência é fundamental para o desenvolvimento das crianças e adolescentes.

É importante ressaltar que os profissionais que se comprometem a atender esse público devem ter conhecimento técnico para que as sessões de exercício proporcionem atividades que estimulem também outras capacidades físicas além da força.

A principal preocupação não é o prejuízo ao crescimento ou o aparecimento de lesões, e sim a ergonomia adequada, já que a maioria dos equipamentos é construída para adultos, que têm segmentos corporais maiores. Nem sempre, o equipamento de musculação é ajustável para as dimensões corporais infantis.

Mas, com quantos anos pode fazer academia?

A dúvida de com quantos anos pode começar a fazer academia é bastante comum, especialmente porque muitas crianças apresentam desde cedo esse desejo de treinamento de musculação.

Entre adolescentes, muitas vezes,  a vontade de frequentar uma academia surge porque alguns adultos que elas admiram frequentam um espaço de treinamentos físicos. Nesta fase do desenvolvimento, os jovens já querem ter o corpo mais forte e mais bonito.


Tem idade para fazer musculação? 

Além de querer saber com quantos pode fazer academia, muitos também querem saber sobre a musculação. Essa atividade pode ser liberada a partir dos 9 anos, principalmente, porque nesta fase a musculatura já se mostra mais madura para a prática de atividades físicas  desta natureza.

De acordo com os institutos que estudam a fisiologia infantil, nada impede que as crianças de uma faixa menor que os 9 anos façam exercícios utilizando o peso do próprio corpo, como flexões, agachamentos e abdominais.

Os estudos revelam que até os 5 anos, as crianças podem ganhar força com saltos de sapo ou de uma perna só, enquanto as crianças mais velhas podem ter treinos de resistência combinado com aeróbicos ou outros esportes.

A melhor atividade para o jovem adolescente é aquela que ele gosta de praticar. De acordo com a maturidade psicológica e interesses individuais, muitas vezes, outras atividades físicas como natação, artes marciais e esportes podem parecer  mais interessantes nesta faixa etária.

Quando iniciar a musculação, o treino deve ser feito em acompanhamento com um profissional, que irá supervisionar os movimentos e intensidade dos exercícios. 

Também é importante que a criança ou adolescente não frequente a academia todos os dias. De duas a três vezes na semana é uma boa frequência, assim os músculos podem ter o tempo necessário para descansar, embora elas se recuperem da fadiga do treinamento de resistência mais rápido do que os adultos.

Mesmo assim, como os adultos, é preciso que a pessoa que irá fazer musculação passe por uma avaliação médica, para ter certeza de que está apta a realizar essa atividade. 

Fonte: https://blog.ciaathletica.com.br

 

Nenhum comentário: