segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

 Estádio Cel. José Bezerra completou 67 anos no último dia 06 de janeiro 2024




 No último dia 06 de janeiro o nosso querido CJB ou Bezerrão, como queiram ou até o Colosso do Seridó,  como costumava  chamá-lo nos anos 70 nas suas narrações o Sr. José Leônidas, completou seus 67 anos.

O Estádio Municipal Coronel José Bezerra, inaugurado em 6 de janeiro de 1957, é um estádio localizado na cidade de Currais Novos-RN . Esse estádio recebe as partidas do Potyguar Seridoense de Currais Novos, na ocorrência da 1ª divisão do Campeonato Potyguar de futebol. O estádio já foi sede de um torneio início do Estadual de futebol nos anos 80, um jogo da Copa do Brasil em 2010 e  teve a honra de passagens de grande nomes do futebol como: Mané Garrincha em 1973, Jairzinho o Furacão da Copa nos 70 e teve aqui seu último jogo, além  do Túlio Maravilha  marcando um dos seus mil gols  ano de 2010. E  por último o Capitão do Tetra Cafu, esteve no estádio fazendo palestra para vários garotos de projetos da cidade.


História 

A Câmara Municipal de Currais Novos aprovou no dia 7 de novembro de 1956, a instituição de um nome para o estádio de futebol que se encontrava em construção. Por iniciativa do edil Luís Bezerra de Araújo, através de um requerimento, sugeriu-se ao prefeito em exercício Gilberto Lins, "que o Estádio Municipal, ora em construção, seja batizado com o nome de: Estádio Municipal Cel. José Bezerra". O requerimento aprovado por unanimidade.

O Coronel José Bezerra(1843-1926), popularmente conhecido por coronel Zé Bezerra d’Aba da Serra, foi um personagem mítico na história da região seridó do Rio Grande do Norte. É atribuído ao coronel, durante a fase histórica conhecida por coronelismo,  vários feitos.

No Seridó potiguar foi um autentico senhor feudal em todos os sentidos. De Currais Novos onde fixou sua chefia foi guia de toda uma população. Foi Presidente da Intendência de Currais Novos por dois mandatos: de 04/04/1892 a 02/10/1892 e de 01/01/1915 a 30/12/1926 e influenciou e determinou tantos outros.

 

E o estádio inaugurado em 06 de janeiro de 1957,  leva seu nome como uma justa homenagem.

 

                              Castilho, um dos  grandes goleiros dos anos 60
                                               Cel. José Bezerra nos anos 60


                                                                     Anos 80

O jogo e sua inauguração

A partida entre o ABC de Natal (RN) e o Sport Club do Recife (PE), marcou a inauguração do Estádio Municipal, em Currais Novos. A partida aconteceu, às 15 horas, no Domingo, do dia 06 de Janeiro de 1957.No final, numa partida de oito gols, o Sport do Recife venceu o ABC, pelo placar de 5 a 3, ficando com a Taça Mina Brejuí, ofertada pela Mineração Tomaz Salustino S.A. A partida gerou uma renda de 56.030 cruzeiros. Na preliminar, o Currais Novos Esporte Clube goleou por 5 a 0, o Caicó.  

O jogo

Depois de um primeiro tempo apagado, o ABC brilhou até a expulsão de Jorginho, aos 25 minutos do tempo complementar  - o primeiro período foi inteiramente dos rubros negros - Detalhes do match (Partida disputada entre dois competidores) inter-estadual, de ontem no Seridó - Uma renda espetacular : 56.030 cruzeiros.

    Como parte do programa de festividades de inauguração do estádio Municipal de Currais Novos, no dia 6 de janeiro de 1957, em Currais Novos,  o ABC, com sua equipe titular enfrentou e foi derrotado pelo misto do Sport Club de Recife, pelo escore de 5 a 3 /, depois de cumprir uma das mais fracas atuações em jogos interestaduais quer dentro quer fora de Natal.

   Detalhes da Partida

    1º Tempo - Sport/PE 5X1 ABC 

 Gols de  Ênio aos 4 minutos e trinta, também  marcou aos  29 e 33/Lacinho aos 15 e Eliezer aos 44, descontando Mota de falta para o ABC.

    2º Tempo - Gols do ABC foram marcados por Tidão aos 5 minutos e Jorginho aos 14 .

      O árbitro foi o Sr. João Cadmo Cavalcanti.

Equipes:

     SPORT/PE: Carijó, Bria, Djalma, Zé Maria, Pinheirense, Jaiminho,Carlinhos, Ênio, Dó, Laseinho e Eliezer .

         ABC: Ribamar,Toré, Biró, Pacajuba, Picado, Pelota, Ney, Mota, Tidão, Jorginho e Paulo Isidoro. 

OBS 1: O ABC já próximo de chegar a Currais Novos, quebrou uma ponte do eixo e um pneu do ônibus estourou e por pouco uma tragédia não aconteceu. Mas tudo deu certo e chegaram em Currais Novos já por volta das 23h30 do sábado na Terra da Xelita.

 


OBS 2: Na preliminar o Currais Novos venceu o time do Caicó pelo placar de 5 a 0, dois deles marcados pelo  atacante Buru.


 Obs 3: Passaram por aqui os três maiores nomes da história do do Botafogo do Rio de Janeiro. Mané Garrincha em 1973/ Jairzinho em 1981/ Túlio Maravilha em 2010. Além de grandes feras do futebol Brasileiro com Aluizio( Santos)e tantos outros além dos nossos melhores jogadores dos anos  de 1976 até os dias de hoje.
 
 OBS 4: O estádio tb já foi palco para Torneio início do Estadual Potiguar nos anos 90, final da Segunda Divisão Potiguar em 2007 e 2012 e jogo da Copa do Brasil em 2010. Grandes clubes do futebol Brasileiro passaram por aqui como Paysandu/PA/ Sport/PE/ Náutico/PE/ Fortaleza/CE/ Uberaba/MG/ Treze/PB/ Campinense/PB/ Botafogo/PB,além dos melhores jogadores de ABC e América. 
 
 Fonte: Diário de Nata/ Livros da Câmara Municipal de Currais Novos (1954-1958)/Escrete de Ouro/ atletas da época e historiadofutebol.com.


Por: Terradaxelita com informações:
Fonte: Livros da Câmara Municipal de Currais Novos (1954-1958)/Diário de Natal/Poti/atletas e dirigentes da época e Cesário Júnior

VOLTANDO NO TEMPO:    Potyguar de Currais Novos e Potiguar de Mossoró fizeram a inauguração do gramado do Estádio Cel. José Bezerra em 1977

 


    O gramado do Estádio Cel. José Bezerra, foi inaugurado no dia 30 de janeiro de 1977 com uma programação bem  diferente.

     Foi um dia de Festa para os Desportistas de Currais Novos e região, que logo cedo do domingo, lotaram o estádio para assistir a entrega das premiações do Campeonato de bairros da cidade e o jogo entre Brejuí (Mineraçaõ Tomaz Salustino) campeão da competição local e o Guarany do bairro JK, vice campeão. O  placar do Jogo preliminar, já que a tarde seria o jogo de profissionais e a estreia do Potyguar na Taça cidade de Natal, estadual Potiguar diante do outro Potiguar, o de Mossoró, foi de 4 a 1 para o Brejuí com gols marcados por Jerônimo duas vezes, Aurino Damásio e Fernando Preto para o time da Mina Brejuí. O gol do Guarany não foi informado. O primeiro gol do jogo e do estádio na estreia do gramado, foi do meia do Brejuí o Aurino Damásio, que segundo informações de desportistas da época, tinha várias apostas na cidade para quem marcaria o primeiro gol no jogo da amanhã e a tarde com o jogo oficial.

    Foi uma bela Festa com direito a desfile dos atletas, funcionários do estádio e Liga Desportiva e logo depois hasteamento das bandeiras com as seguintes personalidades: Bandeira do Brasil hasteada por Bitamar Bezerra; bandeira da Liga por Capitão Cícero Almeira e a do município pelo novo Prefeito o Sr. Geraldo Gomes.


      No centro do campo , logo após os hasteamentos das bandeiras, foram homenageados aqueles que contribuíram para o sucesso do futebol Currais-novense e Seridoense. Aconteceu também entrega de premiações, em meio a discursos emocionados  de várias personalidades da cidade. O Prefeito que estava deixando o mandato, o Sr. Bitamar Bezerra Barreto, foi o maior incentivador para melhorias do estádio , como gramado,novas arquibancadas, alambrados etc.

                         Brejuí   1977
 Time base campeão do Brejuí( Camisas listradas): Valter, Chaguinha, Valdemir, Dedé Moura, Morais, Luizinho, Miúdo, Aurino Damásio, Mifita, Fernando Preto, Nego, Jerônimo e Nego Til. Téc.: Didier Nunes.

                                          POTYGUAR X POTIGUAR

    No período da tarde aconteceu o jogo válido pela estreia das duas equipes na Taça cidade do Natal( 1º turno do estadual) entre Potyguar com "Y" e o de Mossoró com"I" , sendo a segunda participação do time da Terra da Xelita no certame profissional do RN, já que tinha participado em 1976. Foi um jogo bastante disputado e com várias estreia em ambas equipes, mas a do atacante Djalma Félix, prata da casa, voltava a terrinha após jogar no ABC e o próprio Potiguar Mossoroense, pois seria o primeiro jogo contra seu ex-clube como profissional. A renda do jogo foi de aproximadamente 33 mil cruzeiros. 



                                             Djalma Félix
                             

                                                 " Estreia da maca" 

     O dia também marcou a estreia da "maca" (transportar doentes, acidentados ou atletas de futebol em partidas) que foi uma festa a parte. O presidente da Liga Desportiva Currais-novense na época, o Sr. Humberto Gama, ficava torcendo para que houvesse alguma contusão , para que os maqueiros pudessem atravessar o gramado de um lado para outro, com o novo acessório. 

      E nada de contusão acontecia , o jogador caía e o árbitro o Sr. Alfeu Soares não autorizava a entrada da "maca" ao campo de jogo.

       Finalmente um choque do atacante Djalma Félix com o zagueiro Berico, e,o árbitro autorizou a entrada da "maca".

      Foi a glória , sob aplausos aos dois maqueiros, maca na mão e orgulhosamente carregaram o atacante da casa o Djalma Féliz até a beira do gramado.

     Do lado de fora e feliz da vida, Humberto Gama conferia a estreia da novidade da Liga Desportiva Currais-novense- LDC.

  FICHA TÉCNICA

POTYGUAR 0X0 POTIGUAR/M

Árbitro: Alfeu Soares

Auxiliares: Clemente Machado e José Barbosa

Renda: Aproximadamente: 30 mil Cruzeiros

POTYGUAR: Índio, Naldo, Luizão, Gury e Gonzaguinha, Carlinhos I, Valdeci Santana ;Vandinho; Dinha , Djalma e Pereira.

POTIGUAR/M: Gileno, Berico, JB, Nivaldo e Vildomar, Baptista, Carrapeta, Ananias e Aélio; Ribeiro, Hélio Lima e Romildo. Téc.: Ivo Hoclman.

Por Terradaxelita com informações do POTI/Diário de Natal/Revistas  e atletas e dirigentes da época.  

       

 

Nenhum comentário: