segunda-feira, 8 de abril de 2024

 

Morre Paulo Cunha, ídolo do basquete potiguar

O basquete potiguar perdeu uma de suas grandes referências nesta segunda-feira (8), com a notícia da morte de Paulo Cunha, 88 anos, um atleta que elevou o nome do estado dentro do esporte nacional, chegando à seleção brasileira. O detentor de muitas e merecidas homenagens vinha enfrentando problemas de saúde e faleceu de problemas decorrentes de um AVC.

Cunha faz parte de um grupo de notáveis do esporte, entre os feitos estão sua rica história dentro da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), onde participou de 14 campeonatos estaduais e conquistou 13 títulos. No currículo esportivo ainda constam três campeonatos Norte-Nordeste. Em 1958 teve um ano mágico, foi o cestinha do Estadual e, defendendo a seleção do RN foi o 5º lugar no Brasileiro. Na temporada de 1961, disputou o Brasileiro, em Fortaleza, onde o RN foi 4º colocado. Nesta competição, Paulo Cunha fez 128 pontos, sendo o 2º cestinha do torneio. Com tantos números favoráveis, não demorou para chegar na Seleção Brasileira, onde venceu o Torneio Sesquicentenário do Paraguai (Assunção) e o Sul-americano de 1961 ao lado de Wlamir Marques e Amauri entre outros.


A comunidade esportiva lamentou a partida do ídolo. Haroldo Ribeiro Dantas, presidente da AABB, usou as redes sociais para se despedir do lendário atleta do clube. “Dia de tristeza, nosso mestre Paulo Cunha nos deixou, referência como atleta e pessoa humana, deixou um legado para todos que amam o esporte. 

Fonte: Tribuna do Norte

 

 



 

Nenhum comentário: