domingo, 8 de setembro de 2024

 

CURIOSIDADES DO ESPORTE CURRAIS-NOVENSE



FUTEBOL 1: A inauguração do estádio Cel. José Bezerra, em Currais Novos, aconteceu no dia 06 de janeiro de 1957 com o amistoso Sport-PE x ABC-RN. O jogo terminou com o placar de 5 a 3 para o time Pernambucano. O primeiro gol do Cel. José Bezerra foi marcado pelo atacante do Sport-PE, Ênio. Os gols do jogo foram marcados por: Ênio(3), Lancinho e Eliezer(Sport), descontando Mota, Tidão e Jorginho(ABC).

O jogo preliminar foi entre a Seleção de Currais Novos e Seleção de Caicó. O time Currais-novense venceu por 5 a 0.

Renda: Cr$ 56.030 

SPORT-PE: Carijó, Bria;Djalma;Zé Maria,Pinheirense, Jaiminho, Carlinho,Ênio, Dó, Lazeinho e Eliezer. 

ABC-RN: Ribamar, Toré, Biró, Pacajuba, Picado; Pelota, Ney, Mota, Tidão, Jorginho e 

Paulo Isidoro.

O nome para o estádio foi aprovado no dia 07 de setembro de 1956, na Câmara Municipal de Currais Novos, após solicitação do Vereador Cabo Bezerra.

Fonte: Diário de Natal e Poti

_____________________________________________________

FUTEBOL 2: A escolha do nome do time Currais-novense para representar a Terra da Xelita no Estadual de futebol

A votação aconteceu no Cinema local e teve 298 votos para o ser Potiguar, ainda sem o "Y", e 188 para o Seridó Esporte Clube ser o representante da Terra da Xelita. Os dois times eram os mais fortes na épora e tinha uma certa rivalidade local.

O Leão do Seridó foi Fundado na sexta-feira, do dia 15 de janeiro de 1960, com o nome de “Potiguar Futebol Clube“, nas cores em vermelho e branco. No final dos anos 60 e parte dos anos 70, o time usava seu terceiro padrão de terno, com cores preta e amarela. Já para o estadual Potiguar de 1976, onde passou a ser um time profissional, passou a usar três cores no seu terno como Azul, Vermelha e branca, passando a também ser conhecida como o "tricolo do seridó".

O time fez sua estreia contra o Baraúnas  de Mossoró

O clube permaneceu amador até 1976, quando recebeu o convite da Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF), para debutar no Campeonato Potiguar da 1ª Divisão daquele ano.  

A estreia aconteceu no domingo, do dia 07 de março de 1976. Diante da sua torcida, o Tricolor Curraisnovense venceu o Baraúnas por 2 a 1, no Estádio Coronel José Bezerra, em Currais Novos.

O atacante Pedrinho Cangula abriu o placar logo aos 5 minutos e ampliou aos 36, da primeira etapa. No segundo tempo, Robson, aos 38 minutos, fez o gol de honra dos visitantes. O Potyguar formou assim: Inácio; Gilvã, Ivo, Luisão e Carlos; Carlinhos, Chiquinho e Imagem; Carlinhos II, Pedrinho e Dinha. Técnico: Manuel Veiga.

________________________________________________________

FUTEBOL 3:  Alguns amistosos do Potyguar antes da sua estreia no estadual de futebol do RN em 1976

 O  Potyguar Futebol Clube, como era conhecido na época, fez vários amistosos antes da sua sua estreia no estadual de futebol do RN no ano de 1976. Alguns desses amistosos posso citá-los dois onde na oportunidade serviu para pagar empréstimos de jogadores que estavam chegando para reforçar o Tricolor Seridoense, que se preparava para sua estreia no Campeonato Estadual que já tinha sua data marcada e seria no dia 07 de março em Currais Novos, diante do Baraúnas de Mossoró, equipe que também faria sua estreia como profissional.

A primeira partida amistosa que vou citar vou um jogo diante do Corintians de Caicó e já formando uma rivalidade no Seridó entre duas cidades bastante famosas na região Seridoense. O jogo foi no Estádio Cel. José Bezerra, no dia 1º de fevereiro de 1976. O time da Terra da Xelita levou a melhor e venceu por 1 a 0, gol marcado pelo ponta esquerda Dinha(Foto), aos 27 minutos do 2º tempo.

FICHA TÉCNICA

POTYGUAR-CN 1X0 CORINTIANS DE CAICÓ

Gol: Dinha 27'' /2ºT

Renda: Cr$ 5.447,00

Público Pagante: 2.900

POTYGUAR: Inácio, Gilvan, Naldo, Lourival, Marcos;Carlinhos, Cia, Calaça, William,Pedrinho Cangulo;Dinha. Técnico: Manoel Veiga.

CORINTIANS: Antônio Marcos, Gil, Gato, Chiquinho;Marrom; Gilmar, Foca, Dicarola;Eloi, Da Silva,Fanta;De Assis.

A segunda partida na série de amistosos, foi contra o Campinense-PB e o amistoso aconteceu no dia 15 de março de 1976, com o Potyguar já participando do estadual e serviu para pagamento dos empréstimos dos jogadores Naldo(zagueiro) e do atacante Pedrinho Cangulo(Pai de Marcelinho Paraiba), ambos oriundos do Campinense-PB. O placar final do jogo foi vitória da Raposa Paraibana por 1 a 0, gol marcado pelo atacante Edvaldo(ex-ABC).

FICHA TÉCNICA

POTYGUAR-CN 0X1 CAMPINENSE-PB

Gol: Edvaldo - 2º tempo

Árbitro: Nelson Luzia

Renda e público: Não foi divulgado.

POTYGUAR: Inácio Gilvan, Naldo, Luizão,Chiquinho;Carlinhos I, Cia, Carlinhos II(Massangrana), Mano, Pedrinho Cangula;Dinha.

_______________________________________________________

 

FUTEBOL 4:  A pior campanha do Leão do Seridó na elite do futebol do RN até o momento aconteceu no ano de 2006.





 

 Voltando um pouco no tempo e observando algumas participações do Potyguar na elite do futebol do RN, encontrei uma sequência de jogos sem vencer e a pior campanha até o momento do Leão no Estadual do RN.  Os jogos aconteceram no ano de 2006 e o Campeonato tinha 12 participantes como: ABC, América, Potyguar-CN, Potiguar-M, Baraúnas, Corintians, Macau, ASSU, Alecrim, São Gonçalo, Santa Cruz do Inharé e Potiguar de Parnamiri. 

O "Leão do Seridó" em doze jogos apenas conseguiu dois empates e nove derrotas, sendo uma das piores participações no estadual de futebol do RN. Os jogos foram os seguintes:

29-01-2006 - América 3x0 Potyguar-CN

01-02- 2006 - Potyguar-CN 0X0 ASSU

05-01-2006 - Potyguar-CN 1X3 Corintians

08-02- 2006 - Potiguar Parnamirim 2x0 Potyguar-CN  

12-02-2006 - Potyguar-CN 1X2 ABC

15-02-2006 - São Gonçalo 1x1 Potyguar -CN 

18-02-2006 - Macau 3x0 Potyguar-CN

22-02-2006 - Alecrim 2x1 Potyguar-CN

05-03-2006 - Potyguar-CN 0X4 Baraúnas

08-03-2006 - Potyguar-CN 1X4 Santa Cruz do Inharé

12-03-2006 - Potiguar-M 4x0 Potyguar-CN

Classificação final:

 


 OBS: Em 2024 foi a 2ª pior participação com uma vitória, dois empates e oito derrotas.:

 Por: Terradaxelita

  


 

 

Nenhum comentário: