Chuva molhadeira banha Currais Novos e região, mas situação dos açudes ainda preocupa
A terça-feira (12) e a madrugada desta quarta-feira (13) foram de muita chuva em Currais Novos e região. A chuva foi de pouca intensidade, porém duradoura, entrando pela madrugada e deixando a terra molhada para o homem do campo. A famosa “chuva molhadeira”, como é chamada no linguajar sertanejo.
As informações chegadas de boas chuvas em Caicó, Jardim do Seridó, Carnaúba, Acari e outras cidades Seridoenses.
Algumas precipitações registradas:
Currais Novos-RN- Rua Elísio Galvão (Gilberto Pinheiro) – 45mm
- Rua Bernadete Xavier (Centro) – 40mm
- Sítio Mulambos – 50mm
- Sítio Terra Viva – 57mm
- Fazenda São Pedro – 60mm
- Rua Alcindo Salustino (Paizinho Maria) – 30mm
- Sítio Ausônio (Mirador) – 46mm
- Rua Chico Targino – 37mm
- Rua do Amianto – 30mm
- Rua Maria Augusta Pereira – 43mm
- Sítio Serrote do Melo – 50mm
- Sítio Riacho Fechado – 43mm
- Comunidade Trangola – 49mm
- Sítio São Francisco – 45mm
Lagoa Nova
- Sítio Macambira – 65mm
Acari
- Centro – 50mm
Destaque para o maior registro até o momento em Sítio Macambira (Lagoa Nova) com 65mm, seguido da Fazenda São Pedro, em Currais Novos, com 60mm.
Situação dos reservatórios preocupa
O Açude Dourado, com capacidade total de 10.321.600 metros cúbicos (m³) e monitorado pelo IGARN, enfrenta uma situação crítica. Apesar de ter sangrado em 2024, o reservatório sofreu uma queda acentuada ao longo de 2025 e segue, neste início de 2026, em nível preocupante.
Até esta quarta-feira, 13 de maio, os níveis são considerados baixos:
*Açude Dourado (Currais Novos): 4,45%
*Açude do Governo (Currais Novos): 16%
Por: Terradaxelita
s



Nenhum comentário:
Postar um comentário